Férias na Casa Museu Ema Klabin - Trupe Trio - Contação de Histórias “As Lágrimas de Ewá e Os Gêmeos que Enganaram a Morte” e Mediação de Leitura “Cabaças Poéticas”

Contação de Histórias
“As Lágrimas de Ewá e Os Gêmeos que Enganaram a Morte” e Mediação de Leitura “Cabaças Poéticas”

→ Férias na Casa Museu Ema Klabin

Contação de Histórias | “As Lágrimas de Ewá e Os Gêmeos que Enganaram a Morte” e Mediação de Leitura “Cabaças Poéticas”

sáb, 22 jul 2023
das 13h30 às 17h

gratuito

100 vagas por ordem de chegada

*Imagem: divulgação

O espetáculo de contação de histórias ‘As lágrimas de Ewá’ é inspirado no mito de origem do rio Yewá existente na Nigéria, e no conto de enganar a morte, dos filhos Ibejis.

Na cosmovisão iorubana, os itans são o conjunto de mitos, lendas e contos que constituem a visão de mundo para os iorubanos.

O mito do Rio Yewá narra o ato de amor de uma mãe que se transformou em água para saciar a sede dos filhos. Associada à fecundidade, à alegria e à beleza, Ewá é uma representação de muitas mulheres e suas relações com a maternidade.

O conto de enganar a morte, dos filhos Ibejis narra, assim como o título, o ato dos gêmeos Ibejis em enganar a morte e salvar seu povo.

Com uma visão da infância, de sua pureza e saberes, o conto traz a relação da criança com a morte e e um questionamento do quanto a de escuta a nossas crianças e suas sabedorias.

E junto a essas narrativas trazemos cantos, toques e danças iorubanas que também narram esse espetáculo.

sáb, 22 jul 2023
às 13h30
Duração: 40 min

Mediação de Leitura “Cabaças Poéticas”
Através dos livros e das histórias afrobrasileiras e indígenas, o
Coletivo Teatral Trupe Trio convida crianças e adultos a partilharem com o
grupo, momentos de ancestralidade, imaginação e sabedoria.
Nas rodas cantadas, músicas africanas e trechos de poemas saem das cabaças
para serem lidas por vozes diversas.

sáb, 22 jul 2023
das 14h30 às 17h

Daniel Pereira

Ator, Artista - Educador, Batuqueiro de Maracatu, capoeirista e pesquisador de manifestações e brincadeiras da cultura popular brasileira. Graduado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, atualmente atua como artista – orientador do Programa Vocacional e como professor de teatro no Colégio Ipê. É co-fundador da Cia. Teatral Trupe Trio, grupo em que atua como diretor musical, ator - pesquisador e produtor.

Silvaní Moreno

Artista de teatro, narradora de histórias e professora de arte. Mestranda em Ciências Sociais pela USP. Atriz com formação na Escola Livre de Teatro (ELT), bacharelado e licenciatura pela Universidade Anhembi Morumbi e especialização em narração de histórias pela A'Casa Tombada. É co-fundadora da Cia. Teatral Trupe Trio, grupo em que atua como diretora, atriz pesquisadora e produtora.

Coletivo Trupe Trio

Grupo de pesquisa e produção teatral criado em 2016 na cidade de Mogi das Cruzes pelos artistas Daniel Pereira, Silvaní Moreno e Maria Vitória. Oriundo da Universidade Anhembi Morumbi, o coletivo tem como repertório mediações de leitura, a criação dramatúrgica e performática de ``Bodarrada``, a contação de histórias ``As Lágrimas de Ewá e Os Gêmeos que enganaram a Morte ``e o espetáculo infantojuvenil ``A Nova Roupa do Rei``, inspirado no conto homônimo de Hans Christian Andersen.

Relacionados