Portinari

Portinari: o Pintor do Povo

*Imagem: detalhe da obra Galos, 1940. Portinari. Fotografia: Henrique Luz

Foi lançada, no dia 6 de junho, a exibição virtual Portinari: o Pintor do Povo (acessível pelo link: g.co/portinari) na plataforma Google Arts&Culture, que firmou parceria com seis instituições culturais para disponibilizar mais de 5 mil obras e 15 mil documentos do artista.

A parceria entre o Google e o Projeto Portinari, gerido pelo filho do artista João Candido Portinari, teve colaboração do MASP, Pinacoteca, Museu Nacional de Belas Artes, Museus Castro Maya e da Fundação Ema Klabin.

A mostra conta também com uma visita virtual Street View da residência de Portinari em Brodowski (SP), além de disponibilizar para o público os painéis Guerra e Paz, realizados pelo artista em 1952 para a Sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.

Na mostra digital você poderá ter acesso aos documentos que contam a história da tela Galos (1940), adquirida por Ema Klabin no Leilão inaugural da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro, realizado em 1971. Complementando sua coleção de Arte Moderna brasileira, a obra pertencera, até então, à Marcelle Hirschberg de Barros, que a havia herdado de sua tia, a empresária Helena Rubinstein.

A exposição Portinari na Coleção Ema Klabin pode ser acessada pelo link https://g.co/arts/jQuwzj9EM81cJX1W6

+ do blog:

Entrevista com Geovana

Nos bastidores do museu

Entrevista com Fanta Konatê

Comunicação

Coordenador do núcleo de comunicação da Fundação Ema Klabin, artista graduado pela Belas Artes de São Paulo com especialização em Comunicação e Design Digital.