Fotolivros

Indicação: 10 Fotolivros que valem a pena conhecer

→ Indicações de Inês Bonduki e Wladimir Fontes

*Imagem: Mário Cravo Neto – Laroyè (Fotolivro)

A partir do dia 1º de setembro, a Fundação Ema Klabin sediará o curso: Fotolivro – Projeto Fotográfico no Livro, ministrado por Inês Bonduki e Wladimir Fontes.

Dividido em 8 encontros de 3 horas cada aos sábados, o curso pretende aprofundar os estudos neste formato de publicação e direcionar os participantes para sua produção pessoal com exercícios práticos e aulas teóricas.

Conversamos com os professores do curso, Inês Bonduki e Wladimir Fontes, que nos indicaram 10 fotolivros de artistas renomados que você pode conhecer a seguir.

Inês Bonduki – Fotógrafa, editora, professora e arquiteta. É doutoranda em Artes Visuais pela ECA-USP, onde realiza pesquisa teórico-prática sobre narrativa visual no suporte do livro de artista. Foi Editora de Fotografia da Revista São Paulo (2012-13) e do projeto Pioneiros da Habitação Social (2010-11, 2014). Desde 2016 realiza palestras e cursos livres em festivais e instituições como Valongo, IMS (Poços de Caldas), SESC, Oficina Cultural Oswald Andrade, dentre outros. Recebeu o Prêmio Foto em Pauta 2016, com o livro Linha Vermelha (Editora Tempo d’Imagem, 2017) e 3º lugar no Prêmio Conrado Wessel 2015.

Wladimir Fontes – Artista visual, trabalha com fotografias, desenho, gravura em metal e madeira. Professor no Bacharelado de Fotografia do Senac desde 2000. Professor de Mídia no Instituto de Artes da Unesp de 2015 a 2017. Possui mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pela ECA-USP, com pesquisas voltadas ao projeto fotográfico em livro. Realizou a curadoria da exposição “Conteúdo Paisagem“ para Galeria Container e da Semana Temática de Fotografia no CCJ Ruth Cardoso. Foi um dos cordenadores da oficina de “Fotolivros: Criação, Produção e Distribuição“ no Sesc Pompéia. Coordena periodicamente grupo de estudos sobre poéticas fotográficas.

  • The Americans (1958), Robert Frank

É um livro bastante influente na fotografia americana pós-guerra. Foi primeiramente publicado na França em 1958 e no ano seguinte nos Estados Unidos, com introdução escrita por Jack Kerouac, novelista e poeta da Geração Beat.

Robert Frank... ele sugou um triste poema direto da América para a película, tomando posição entre os trágicos poetas do mundo.

Jack Kerouac

  • Gypses (1975), Josef Koudelka

Esse livro oferece uma visão expandida da série Cik´ni (Ciganos em Tcheco) de Koudelka. São 109 fotografias do Povo Rom tiradas entre 1962 e 1971 na então Checoslováquia, Romênia, Hungria, França e Espanha.

Eu acho que provavelmente me envolvi com ciganos por causa da música

Josef Koudelka

  • Public Relations (1977), Garry Winogrand

É o resultado do projeto fotográfico realizado por Garry Winogrand quando foi selecionado para a Bolsa Guggenheim, para fotografar o que ele chamava de “o efeito da mídia em eventos”. As fotografias mostram todos os tipos de eventos: conferências, jogos, demonstrações, funerais, paradas, cerimônias de premiação, aberturas de exposições, etc.

Winogrand pretendia mais do que ele disse, e, depois de trabalhar por cinco anos neste projeto, ele havia realizado mais do que provavelmente pretendia.

Tod Papageorge

  • Amazônia (1978), Claudia Andujar e George Love

Este fotolivro com fotografias de Claudia Andujar e Geoge Love foi publicado em 1978 não contendo textos, pois fora censurado pela ditadura militar. No lugar dos textos, foram colocadas pontas de filmes queimadas, vazias, sem informações relevantes, evidenciando um ato considerado de transgressão até os dias de hoje.

  • Antropologia da face gloriosa (1997), Arthur Omar

A série que originou no fotolivro “Antropologia da face gloriosa” lançado em 1997, teve início em 1973 no carnaval do Rio de Janeiro. Arthur investigava o comportamento humano através das faces de seus retratados. Rosto após rosto buscava a “captação de seres humanos num instante extático — o momento em que saem de si e entram em outra realidade”. Em constante produção, com o olhar sempre atento no instante fotográfico e na pós-produção fazendo intervenções e distorções na impressão.

  • Balada da dependência sexual (1985), Nan Goldin

Este fotolivro de Nan Goldin, considerado sua obra-prima, foi produzido entre os anos 70 e 80, retratando amigos, pessoas próximas a Nan e autorretratos. O título “Balada da dependência Sexual” remete a forma favorita de Goldin para apresentar essa obra: em slides com acompanhamento musical, como Velvet Underground, Maria Callas e Screamin’ Jay Hawkins, sempre gerando uma narrativa diferente. Até hoje Nan Goldim apresenta essa obra convidando músicos para acompanhar a exibição como The Tiger Lillies, Laurie Anderson e Martha Mainwright.

  • Shimmer of Possibility (2007), Paul Graham

Este Fotolivro de Paul Graham consiste em 12 volumes com fotografias de viagens realizadas pelo britânico nos Estados Unidos. Cada volume traz uma pequena história da vida cotidiana nos Estados Unidos. Essa série de fotografias foram expostas no MOMA em Nova York em 2009. Em 2011, Shimmer of Possibility ganhou o prêmio Paris Photo de melhor livro dos últimos 15 anos.

  • Silent Book (1997), Miguel Rio Branco

Silent book de Miguel do Rio Branco, lançado em 1997 consiste em fotografias que exploram o livro e as relações entre fotografia, pintura, cinema, literatura e teatro. É considerado um marco na produção de fotolivros brasileiros.

  • From my Window (1981), André Kertész

Este fotolivro de André Kertész apresenta uma série de polaroids tiradas de dentro de seu apartamento em Nova York onde morava com sua companheira Elizabeth Kertész.

  • Laroyè (2000), Mario Cravo Neto

Laroyè de Mario Cravo Neto é considerado uma de suas obras-primas. Lançado no ano 2000 Laroyè, que em Yorubá saúda Exú, o mensageiro dos orixás, consiste em fotografias tiradas nas praças, ruas e praias da Bahia.

No momento de cada foto, me considero em estado de transe de possessão, em que renascem os indivíduos supra-humanos.

Mario Cravo Neto

+ do blog:

Entrevista com Geovana

Nos bastidores do museu

Entrevista com Fanta Konatê

Henrique Godinho

Artista graduado pela Belas Artes de São Paulo e coordenador do núcleo de comunicação da Fundação Ema Klabin.

Curso – Fotolivro
com Inês Bonduki e Wladimir Fontes