Arte-papo
Academia de Música da Osesp

→ Impactos formativos e estratégias de ensino

Arte-papo | Academia de Música da Osesp: impactos formativos e estratégias de ensino

Peter Pas e Flórence Suana

Quinta-feira, 29 de setembro, das 18h às 19h

gratuito

Ao vivo pelo YouTube

*Foto: Laura Manfredini

Em continuidade à parceria com a Fundação Osesp, a Casa Museu receberá o violista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e docente da Academia de Música da Osesp, Peter Pas, para uma conversa com a estudante de viola, Flórence Suana, sobre as estratégias de ensino, construção de repertório e impactos da formação musical pelo programa da Academia na trajetória de jovens musicistas.

A Academia de Música da Osesp, criada em 2006 com o propósito de formar novos músicos para orquestras brasileiras, se consolidou como uma das principais instituições de formação no país. Em 2021 as classes de instrumento e canto foram reconhecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como curso técnico, validando a formação dos alunos que, ao concluírem sua formação, recebem Diploma Técnico Profissionalizante válido em todo o território nacional.

PETER WILFRED PAS
Nascido no Canadá, filho de pai belga e mãe chinesa, Peter começou os seus estudos musicais aos três anos, tocando violino. Após conquistar a posição de viola solista na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) em 1998, participou de mais de 1500 concertos na Sala São Paulo, moderna e bela sala de concertos que é a sede do conjunto. Dentre os momentos mais marcantes da sua carreira destacam-se turnês internacionais feitas com a Osesp, participar do London Proms (famoso festival de música clássica promovido pela BBC) e tocar em algumas das mais importantes salas de concerto do mundo, como o Musikverein, a Berlin Philharmonie, o Concertgebouw, o Lincoln Center, o Teatro Colón e muitas outras. Peças de compositores como Mozart, Hoffmeister, Gubaidulina e John Adams estão entre os trabalhos individuais aos quais Peter tem se dedicado recentemente.
Peter é professor de viola na Academia da Osesp e foi chefe do Departamento de Cordas – bem como professor de viola – na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) por dez anos.

FLÓRENCE SUANA
Iniciou seus estudos de música no projeto Guri de Pindamonhangaba em 2011, e mais tarde ingressou na Escola de Música Maestro Fego Camargo em Taubaté. Ingressou em 2013 na orquestra jovem de Taubaté (OSITA JOVEM) sob regência do maestro Enaldo Oliveira. Posteriormente, tocou em algumas orquestras de destaque como Orquestra Experimental de Repertório e, atualmente, é violista da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Começou o Bacharel em música na USP de Ribeirão Preto em 2014 onde também tocou na orquestra USP-Filarmônica durante 2 anos, mas atualmente cursa Bacharelado em viola sob orientação do professor Ricardo Kubala na Universidade Estadual Paulista. Participou de festivais importantes como o FEMUSC, Música em Trancoso, Festival Música Nova, Encontro Campestre de Violas, Oficina de Música de Curitiba e Festival de Inverno de Campos de Jordão, Academia Jovem Concertante. Recebeu aulas e orientações de professores renomados, como Emerson de Biaggi (2016), Horácio Schaeffer, Peter Pas, Gabriel Marin, Renato Bandel, Alexandre Razera, Pedro Visockas, Félix Schwartz, Brunno Giuranna, Rafael Altino, Tomoko Akasaka, Luis Vargas, Hartmut Rohde e outros. lmente é aluna da academia da OSESP.

Público-alvo

Instrumentistas, musicistas, pesquisadores, público geral, professores

Relacionados