Balé Popular

Tardes Musicais
Balé Popular Cordão da Terra

→ Saladinha de Chita

Tardes Musicais | Balé Popular Cordão da Terra - Saladinha de Chita

Sábado, 12/10/2019 das 16:30 às 18:00

gratuito

150 vagas por ordem de chegada

*Imagem:  Lucas Borges

O espetáculo infantil Saladinha de Chita reúne canções que aludem a diversos animais e figuras do folclore brasileiro, ao mesmo tempo que convida a criançada para brincar e dançar os ritmos do Cacuriá, do Samba de Coco, das Marchinhas e da Ciranda.

Cacuriá é uma manifestação típica Maranhense. Trata-se de uma brincadeira que canta os costumes, a fauna e a flora da região. O ritmo ficou conhecido por meio da grande mestra maranhense, Dona Teté, referência no assunto. O principal instrumento da brincadeira é a caixa do divino, tocado, na maioria das vezes, por mulheres.

Carimbó é um ritmo muito presente em comunidades ribeirinhas e bairros periféricos de Belém. É um ritmo muito dançante e foi consagrado por cantores como Fafá de Belém, Gabi Amarantos e Chico Cesar. Hoje o Carimbó é tombado como patrimônio imaterial.

Ciranda é o canto de mulheres e filhos de pescadores. Quando saiam para a pesca em alto mar, deixando a família em terra firme, esperançosos com o retorno do ente querido, cantavam e dançavam as cirandas. São pedidos de boa pescaria e retorno em segurança.

O Balé Popular Cordão da Terra é um grupo de dança, percussão e canto de manifestações populares.

Repertório
  • Marchinhas
    O bicho
    Dona Barata
    Já vai começar
    Pipoca
  • Cacuriás
    Chegô, chegô
    Caranguejo
    Se Você entrou
    Botei dendê
  • Carimbós:
    Na ilha do Marajó
    Dona Maria
    Meu Carimbó
    A bença tia Luzia
  • Cirandas
    Mamãe Oxum
    Eu vi Chover
    Eu fui Dançar Ciranda

Relacionados