Violão e Ponto | Fabyo Aoki
Publicado em 8/10/2020
Fabyo Aoki, um dos fundadores do Violão e Ponto, apresenta a obra Saudosa Viola de João Pernambuco
Iniciou no IV&T com o professor Alex Maia e continuou sua formação com grandes nomes do violão. Entre eles, Ulisses Rocha, Zezo Ribeiro, Henrique Pinto e Angela Muner. Assistiu aulas de Breno Chaves e Sidney Molina, além das Master Classes de Fábio Zanon, Thiago Colombo, Mauricio Marques, Marcelo Caminha, Gilson Antunes, Mozart Mello, Joe Moghrabi, Michel Leme, Heraldo do Monte e etc.
Com licenciatura em Música pela FIAM-FAAM FMU, participou de diversos cursos de musicalização como a 1° Feira de Educação Musical Ativa. Participou do 1° Festival Internacional de Violão do Mercosul, foi roadie de Zezo Ribeiro, tendo trabalhado com grandes nomes da música brasileira, tais como: Alemão, Hermeto Pascoal, Guinga, Yamandú Costa, Renato Borghetti, Heraldo Do Monte, Tulipa Ruiz, Chico Cesar, Elba Ramalho, Wanderléia, Edu Ardanuy, Luís Guello, DUOFEL e Hélio Delmiro.
Hoje é professor de violão, teoria e musicalização infantil em escolas na Grande São Paulo e também conduz um coral infanto-juvenil na ONG Instituto Irmãos Samaritanos em Embu das Artes.
O Violão e Ponto nasceu em 2012, da reunião (quase) informal de um grupo de violonistas que se encontravam uma vez por mês para tocar e conversar sobre violão instrumental, em todos os seus estilos.
De lá para cá, o projeto não apenas se consolidou em formato, como também ganhou prestígio entre nomes conhecidos do violão e virou uma referência de qualidade em suas realizações. Atualmente o projeto conta com uma gestão coletiva de 17 colaboradores, realiza em média 10 edições todos os anos (São Paulo e Porto Alegre), cada uma com um palco aberto e um violonista convidado, mantém um portal com informações e artigos sobre a cena violonística e, eventualmente, organiza cursos e workshops.