Osesp

Parceria entre Casa Museu Ema Klabin e Osesp

→ #TardesMusicaisEmCasa

#TardesMusicaisEmCasa - Parceria entre Casa Museu Ema Klabin e Osesp

Sábado, 9 de outubro, às 16:30

Gratuito

Pelo YouTube

*Imagem: Mariana Garcia

Nos dias 9 de outubro e 27 de novembro de 2021, a Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, receberá concertos dos alunos da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que serão transmitidos ao vivo pelo seu canal do YouTube no contexto de suas #TardesMusicaisEmCasa.

“Para a Casa Museu Ema Klabin, é uma grande satisfação iniciar essa parceria com a Osesp, que reflete o empenho que Ema Klabin teve, ao longo de sua vida, na promoção da cultura e da música em nossa cidade. Nossa programação cultural se inspira nessa trajetória e a parceria permitirá reforçar a presença da música de câmara na casa museu, conjugando repertório clássico e popular, em sintonia com a diversidade que procuramos apresentar ao nosso público”, afirma Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin. Ainda sobre a parceria, o Diretor Executivo da Fundação Osesp, Marcelo Lopes, afirma: “temos a enorme satisfação de nos associarmos à Casa Museu Ema Klabin na nossa missão conjunta de difundir, preservar e fomentar a cultura brasileira, tornando-a acessível ao grande público. Ambas as instituições acreditam e valorizam a educação como instrumento de cidadania e inclusão social”.

No programa do primeiro concerto, os Alunos de Cordas da Academia de Música da Osesp apresentarão excertos do Quinteto de Cordas, KV 515, de Wolfgang Amadeus Mozart; o Quarteto de Cordas nº 1, de Heitor Villa-Lobos; e arranjos de Michel Michalakakos para Rio Sena e Sens Unique, ambas de Astor Piazzolla, compositor cujo centenário é comemorado em 2021. “Ambas as formações são bastante tradicionais no repertório camerístico, grandes compositores dedicaram peças a elas, como as de Mozart e Villa-Lobos que ouviremos. Esse tipo de agrupamento permite uma experiência crucial para o jovem músico: representa um microcosmo da família das cordas de uma orquestra, que, ampliada, cumpre todo o potencial sonoro de um grupo sinfônico”, conta Rogério Zaghi, Coordenador dos Programas Educacionais da Fundação Osesp.

Os concertos contam com o apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A.

Programa

9 de outubro de 2021, sábado, às 16h30
CORDAS DA ACADEMIA DE MÚSICA DA OSESP

GABRIEL ALMEIDA – VIOLINO
RENAN OLIVEIRA – VIOLINO
JOÃO SENNA – VIOLA
YOHANNA ALVES – VIOLA
BRENO BARONE – VIOLONCELO

WOLFGANG AMADEUS MOZART [1756 – 1791]

Quinteto de Cordas em Dó maior, KV 515 [1787]
– 1. Allegro
– 2. Menuetto: allegretto. Trio
20 MIN


GABRIEL ALMEIDA – VIOLINO
RENAN OLIVEIRA – VIOLINO
JOÃO SENNA – VIOLA
BRENO BARONE – VIOLONCELO
GUSTAVO MOSCA – CONTRABAIXO
HEITOR VILLA-LOBOS [1887 – 1959]

Quarteto de Cordas nº 1 [1915]

– Cantilena: andante
– Brincadeira: allegretto scherzando
– Canto lírico: moderato
– Cançoneta: andante, quasi moderato
– Melancolia: lento
– Saltando como um saci: allegro
21 MIN


GABRIEL ALMEIDA – VIOLINO
RENAN OLIVEIRA – VIOLINO
JOÃO SENNA – VIOLA
YOHANNA ALVES – VIOLA
BRENO BARONE – VIOLONCELO
GUSTAVO MOSCA – CONTRABAIXO

ASTOR PIAZZOLLA [1921 – 1992]
Rio Sena
[ARR. MICHEL MICHALAKAKOS (1954- )]
3 MIN

ASTOR PIAZZOLLA [1921 – 1992]
Sens Unique
[ARR. MICHEL MICHALAKAKOS (1954- )]
3 MIN

Academia de Música da Osesp

Criada em 2006, a Academia de Música da Osesp busca fomentar o desenvolvimento de jovens estudantes de música no Brasil. Por meio de aulas práticas e teóricas, os alunos das classes de Instrumento, Canto Coral e Regência vivenciam o dia a dia dos corpos artísticos da instituição, sendo capacitados a atuar profissionalmente nos quadros da Osesp ou de outros grupos de nível artístico elevado. Em 2021, as classes de Instrumento e Canto Coral foram reconhecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como Curso Técnico, com o Diploma Técnico Profissionalizante de Nível Médio, válido em todo o território nacional.

Fundação Osesp

A Fundação Osesp é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2005 que tem por objetivos apoiar, incentivar, assistir, desenvolver e promover a cultura, a educação e a assistência social, com ênfase à música de concerto, instrumental e vocal. Qualificada como Organização Social da Cultura, mantém contrato de gestão com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para a manutenção e desenvolvimento da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp — e demais corpos artísticos e programas educacionais e de difusão —, a Sala São Paulo e o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Casa Museu Ema Klabin

A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, criada para conservar, pesquisar e divulgar a casa, a coleção de arte e a memória da colecionadora Ema Klabin, bem como para promover e divulgar atividades de caráter cultural, artístico e científico. Aberta ao público desde 2007, o ponto de partida para a programação é a sua diversidade, incluindo aí a variedade de atividades e também a democratização do acesso a esse espaço cultural para artistas e público. Desde 2018, a curadoria da Casa Museu define temas que norteiam a sua atuação cultural. Até o momento, foram abordados: “Mulher e seus saberes”, “Identidades Paulistanas” e “Outras Narrativas”.

Relacionados