Grupo Eba

gRUPO êBA apresenta o espetáculo infantil e bilíngue Cacuriando

→ Tardes Musicais

Tardes Musicais | gRUPO êBA apresenta o espetáculo infantil e bilíngue Cacuriando

Domingo, 4 de dezembro, às 15h

gratuito

100 lugares por ordem de chegada

*Imagem: Rodiney Assunção

A Casa Museu Ema Klabin recebe, pelo programa Tardes Musicais, o espetáculo infantil e bilíngue, Cacuriando, onde o gRUPO êBA, através da transcriação da língua portuguesa em língua de sinais, apresenta brincadeiras, canções e danças sobre as manifestações dos Cacuriás, dança típica do estado do Maranhão.

Na trajetória do grupo, a brincadeira se manifesta como uma das formas mais profundas de se conhecer o universo do outro e de se aprender um mundo novo. A intervenção em LIBRAS e língua portuguesa, Cacuriando, leva ao público uma experiência única de entrega e interação, quebrando barreiras que o lúdico, o mágico e a diversão são capazes de proporcionar.

Segundo o gRUPO êBA:

Escolhemos a manifestação dos Cacuriás, dança típica do estado do Maranhão, que contém tanta ludicidade em suas canções e suas danças. Mas dá pra “cacuriar” com um surdo? Como fazemos? Vamos compartilhar as “transcriações” bilíngues já feitas pelo grupo e convidar o público para se jogar na brincadeira. Com isso pretendemos difundir a língua de sinais e propor novas formas de brincar para crianças surdas e ouvintes.

Sobre o gRUPO êBA!

O gRUPO êBA! surgiu no início de 2012 a partir da intersecção entre diversos interesses: a contação de histórias, as brincadeiras infantis, a cultura popular e a cultura Surda. Foi a partir destas quatro bases que passou a desenvolver técnicas de narração que pudessem unir o público surdo e o ouvinte num mesmo universo lúdico e interativo – o que também se desenrolou em oficinas, formação de educadores e intervenções culturais. Nestas experiências, outra forma de se olhar para o diferente foi surgindo: um olhar caleidoscópico, que parte daqueles quatro pontos de vista para formar uma imagem nova e movente.

As obras apresentadas são de manifestações populares e o gRUPO êBA realizou as transcriações da língua portuguesa para a língua de sinais.

  • Beija Flor
  • Mergulhão
  • Catavento
  • Embalar neném
  • Caranguejinho
  • Olaria do povo
  • Jacaré poio
  • Papagaio saiu do Amazonas

Relacionados