intervenção sonora

Sons da Obra

→ Intervenção Sonora

Sons da Obra | Intervenção sonora

Sábado, 06/04/2019 das 14:00 às 18:00
Em exibição até 30/06/2019

De quarta a sexta: R$10,00 (inteira) ou R$5,00 (meia)
Sábado, domingo e feriado: entrada gratuita

*Imagem: Firmino Calixto

Sons da Obra é uma proposta de intervenção que, no espaço expositivo da Casa-museu Ema Klabin, consiste na disposição de uma trilha sonora original criada a partir de um objeto do seu acervo.

Pretende-se criar uma leitura mais subjetiva deste objeto a partir do deslocamento das particularidades das artes visuais à linguagem musical, extrapolando, portanto, o seu universo de significações e suas possibilidades interpretativas. A composição não pretende complementar ou traduzir uma obra de arte. Muito pelo contrário, a produção sonora extrapola a significação original do objeto, pois está apoiada no estímulo sensorial de outra natureza e pode, portanto, ser considerada como um novo objeto artístico.

Para esta edição, convidamos o octeto OMNI (Objeto Musical Não Identificado), formado a partir do curso livre Prática de Música Popular Contemporânea, ministrado pelo Prof. Marco Prado na EMESP, Escola de Música do Estado de São Paulo. A formação inusitada do grupo contribuiu para o colorido sonoro, que abarca tanto efeitos eletrônicos quanto instrumentos de percussão popular, presente na composição “Música do Baú” elaborada a partir da Cômoda-escrivaninha (M-0629) localizada no salão do museu. Este mobiliário, de origem italiana e datada do séc. XVIII, figura cenas da commedia dell’arte em madeira policromada e dourada.

A composição foi apresentada em espetáculo realizado no auditório da Casa-museu, aos 17 de novembro de 2018. Na ocasião, registramos a performance e montamos o fonograma que compõe a intervenção.

Composição: Música do Baú (2018) – 2’40”

Grupo OMNI é formado por:
Caê Prandini (percussão), Caio Lopes (baixo elétrico), Isadora Bertolini (flauta transversal), Junior Torres (guitarra e violão), Lucas Araújo (violão de sete cordas), Lucas Lima (voz, percussão e efeitos sonoros), Luiz Viola (voz, teclados e efeitos sonoros), Tiago Azevedo (flauta transversal e gaita)

Relacionados