Música fora dos cânones: Heraldo do Monte

→ #TramasCulturais

#TramasCulturais - Música fora dos cânones: Heraldo do Monte

Budi Garcia e Ivan Vilela

Quinta-feira, 30 de setembro das 17h às 18h30

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Budi Garcia e Ivan Vilela. Créditos: Clarice Rangel e Isabel Vilela

Este encontro tratará sobre a trajetória e a obra musical do musicista pernambucano Heraldo do Monte, figura central na história e desenvolvimento da música popular brasileira instrumental.

As primeiras experiências instrumentais de Heraldo se deram em rodas de choro, onde tocava clarinete, violão e bandolim. Ao longo de sua intensa trajetória, integrou grupos como o Grupo Medusa, Hermeto Pascoal & Grupo, Dick Farney Trio, além de outros. Foi pioneiro na inserção da viola brasileira de dez cordas na música popular brasileira, além de desenvolver sua própria estética de improviso com a guitarra, influenciado por referências da cultura popular.

Budi Garcia e Ivan Vilela falarão sobre a importância do compositor, que figura no primeiro trabalho do selo Brasil de Dentro, “As Cordas Livres de Heraldo do Monte”. O selo é a consolidação do interesse iniciático da artista plástica e educadora Elisa Bracher e do músico, professor e pesquisador Ivan Vilela em evidenciar a música popular brasileira através de musicistas de extrema importância para a cultura popular e que não contam com o devido reconhecimento, iniciativa que acabou culminando na criação do Instituto Çarê.

A atividade tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A.

Público-alvo

Pesquisadores, musicistas, instrumentistas, público geral.

Budi Garcia

Budi Garcia é um músico e musicólogo com significativa experiência no campo da música instrumental. Guitarrista e arranjador, atuou com grandes nomes da música brasileira, lançou um disco solo e é professor de Guitarra Elétrica da UNICAMP. Sua produção se volta aos aspectos teórico-práticos do instrumento e da criação musical, em especial no diálogo direto com nossos guitarristas/violonistas. Seja em seus próprios conjuntos, no trabalho como músico acompanhante ou escrevendo arranjos para as mais variadas formações, Budi Garcia segue ativo como músico e pesquisador de notável fôlego. Seus interesses musicais são amplos e incluem o erudito, o jazz, a canção popular, a vertente instrumental, a tradição e o risco.

Ivan Vilela

Doutor em Psicologia Social pela USP, mestre e graduado em Composição Musical pela UNICAMP é professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisador (2018-2021) do projeto AtlaS (Atlântico Sensível) que realiza pesquisas sobre os trânsitos e as relações sociais criadas pelos cordofones portugueses (violas e cavaquinhos) nos países lusófonos do Atlântico, projeto sediado no Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro, em Portugal. Suas pesquisas estão voltadas ao universo da Cultura Popular e da Música Popular Brasileira. Possui intensa atividade como instrumentista, compositor e arranjador atuando como solista e junto a grupos e orquestras em países da Europa e da América. Já gravou 19 discos. Seu livro Cantando a Própria História - música caipira e enraizamento foi lançado pela EDUSP, em 2013.

Relacionados