Viagem e imagem: reflexão sobre as narrativas visuais instantâneas

Viagem e imagem:
reflexão sobre as narrativas visuais instantâneas

→ Palestra online

Palestra | Viagem e imagem: reflexão sobre as narrativas visuais instantâneas

Davi Galindo

Qui, 26 out, das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Franz Post, Vista de Olinda. Séc. XVII, Coleção Ema Klabin. Foto: Henrique Luz

A palestra tem como objetivo refletir sobre a produção, reprodução e circulação contemporânea de imagens nas redes sociais, com foco na temática da viagem.

Como os relatos instantâneos têm alimentado a constituição de imagens de cidades, arquiteturas e paisagens?

Se considerarmos que as viagens tiveram e têm como objetivo o compartilhamento da experiência por meio de relatos produzidos para serem divulgados no ambiente de origem do viajante, essa prática adquire novas faces a partir do uso das redes sociais como espaço virtual de circulação.

Do ponto de vista visual, a partir dos fluxos transatlânticos, o registro do vivido e do imaginado se deu por meio de gravuras e pela pintura, sobretudo do gênero paisagem, com produções, muitas das vezes, realizadas já distantes do espaço representado, como é o caso da tela “Vista de Olinda” (Séc. XVII. c. 1650), de Frans Post.

Esses relatos contribuíram para a construção de imagens e imaginários sobre espaços nunca vivenciados por grande parte dos receptores. Desta forma, a função de relato, vinculada à viagem, será tensionada para se pensar suas intersecções e afastamentos com a produção contemporânea de relatos visuais.

Poderíamos pensar em tais imagens a serviço da construção de desejos?

Público-alvo

Público geral interessado em imagem, arte, história e cultura

Davi Galindo

Davi Galindo é mestrando do Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (PPGHA-UNIFESP). Sua pesquisa sobre apropriação do urbano em movimento é orientada pela Profª. Drª. Manoela Rossinetti Rufinoni e financiada FAPESP. Também com apoio da FAPESP, realizou estágio de pesquisa na Technische Universität Berlin, junto ao departamento de Preservação de Monumentos e Patrimônio Cultural Urbano, com supervisão da Profª. Drª Stephanie Herold (2023). É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP, campus de Presidente Prudente (2021). Durante a graduação realizou iniciação científica com bolsa FAPESP (2018-2020), com período de estágio no Instituto Universitario de Restauración del Patrimonio da Universitat Politècnica de València. Em 2019, contemplado pela bolsa Top España, estudou língua e cultura espanholas na Universidad de Salamanca.

Relacionados