Palestra
Uma breve história das roupas

→ Programação paralela à exposição Ema e a Moda no Século XX

Uma breve história das roupas | Palestra integra programação da exposição Ema e a moda no século XX

Angela Brandão

Sábado, 4 de setembro das 11h às 13h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Com intérprete de Libras

Imagem: Ema Klabin à frente da Mina Klabin em uma calçada, 1930-1935, Coleção Ema Klabin.

A proposta desta palestra é explorar, de maneira abrangente, o fenômeno do “vestir” numa linearidade cronológica através da indumentária ocidental.

Quando falamos em “roupas”, não estamos necessariamente falando de “moda”.

É possível escrever uma história das roupas e da moda compatível com as estratégias da história da arte?

Neste encontro, pretende-se também discutir as diferentes metodologias de como construir uma narrativa para a história das roupas que se acomode num capítulo da história da arte, considerando as roupas como parte de um jogo simbólico que envolve estética, controle e subversão, assim como forma de definição de individualidades e de grupos sociais.

A exposição Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A.

A programação cultural integra o projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio da plataforma Benfeitoria e da Sitawi, no âmbito do edital Matchfunding BNDES+ 2020.

Público-alvo

Interessados em história, história da arte, história da moda, história das roupas, história da cultura material.

Angela Brandão

Angela Brandão possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná (1993), especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestrado em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História da Arte - Historiografia, Metodologia e Conservação de Patrimônio pela Universidad de Granada, Espanha (2002). Realizou estudos de pós-doutorado junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP entre 2008 e 2010. Atualmente é professora Associada I no Curso de Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte na UNIFESP.

Relacionados