Palestra | São Paulo na Literatura: imagens e identidades de uma cidade - São Paulo no olhar de um escritor
Ana Beatriz Demarchi Barel
Sábado, 26/10/2019 das 11:00 às 13:00
R$40,00
35 vagas por ordem de inscrição
*Imagem: Sérgio Fabris – Técnica mista, acrílica e serigrafia sobre mdf.
A cidade ocupa um lugar privilegiado na literatura, definindo um dos temas mais importantes nos estudos sobre o espaço. Desde o século XIX, São Paulo é objeto da atenção de autores que, nela, projetam sentimentos os mais díspares.
Diabólica, fantasmagórica, sedutora, mãe generosa, São Paulo é musa de românticos como Álvares de Azevedo aos chefes de fila modernistas como Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Importante mote para a definição de uma identidade nacional e paulista em Alcântara Machado e Guilherme de Almeida ela é pátria de imigrantes europeus no início do século XX. Nos escritos de Zélia Gattai e Ana Miranda ela é pano de fundo e personagem central, retomando a cidade-refúgio dos anos 20. Complexa, rica e intrigante, São Paulo é fonte de inspiração do recente romance de José Roberto Walker em que se misturam material histórico, humor, ficção e a biografia do irreverente e talentoso, Oswald de Andrade. Nesta palestra, através da literatura, Ana Demarchi situa a cidade de São Paulo nos tempos históricos das rotas dos tropeiros, dos bandeirantes, do ciclo do café, da revolução de 32, dos anarquistas, dos proletários, da industrialização, do modernismo paulista e na contemporaneidade.
Estudantes e pesquisadores de letras, história, história da arte e interessados em geral.
Ana Beatriz Demarchi Barel
É doutora em Literatura Brasileira pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle, mestre em Teoria e História Literárias pela UNICAMP. Fez cursos de História da Arte na Ecole du Musée du Louvre. Realizou seus estudos de pós-doutorado em História na Universidade de São Paulo USP e Estágio de Residência em Pesquisa na Biblioteca Brasiliana Mindlin. É professora-pesquisadora de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás UEG e membro do GRUPEBRAF – Grupo de Pesquisa Brasil-França do Instituto de Estudos Avançados da USP.