Arte e alimentação

Saborear com os olhos

→ Arte e alimentação

Palestra | Saborear com os olhos: arte e alimentação

Angela Brandão

Sábado, 4 de junho, das 11h às 13h

Gratuito ou contribuição voluntária

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Abraham Bruegel (1631-1690), Natureza Morta Com Flores, Frutas e Cachorro, óleo sobre tela, Séc. XVII. 1677, Coleção Ema Klabin, foto Isabella Matheus

Esta palestra propõe discutir uma aproximação entre arte e alimentação, por meio de um percurso histórico-visual abrangente.

Como os alimentos foram representados nas obras de arte, antes e depois do gênero “natureza morta”?

Serão também apresentadas cenas de refeição em diversos períodos histórico-artísticos, como forma de compreender as ritualizações do “comer” em diferentes culturas.

O paladar e a gula estão incluídos nesta perspectiva e serão analisados em suas representações visuais, assim como em fontes escritas.

Público-alvo

Interessados em história, história da arte, história da alimentação, gastronomia e história da cultura material.

Angela Brandão

Angela Brandão é licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal do Paraná (1993), com especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutora em História da Arte - Historiografia, Metodologia e Conservação de Patrimônio pela Universidad de Granada, Espanha (2002). Realizou estudos de pós-doutorado junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP entre 2008 e 2010. Atualmente é professora Associada 2 no Curso de Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte na UNIFESP.

Relacionados