identidade egípcia

Palestra
Por uma identidade egípcia antiga

→ Como analisar os marcadores identitários por meio da história e da arqueologia

Palestra | Por uma identidade egípcia antiga: como analisar os marcadores identitários por meio da história e da arqueologia

Cintia Alfieri Gama Rolland

Sábado, 11/05/2019 das 11h às 13h

R$ 40,00

35 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Povos do Mar, templo de Ramsés III Medinet Habour, foto de Florence Maruéjol

Essa palestra tem como objetivo tratar de como os egípcios antigos viam-se a si mesmos enquanto povo e como a questão identitária permeia essa civilização.

Tentaremos apresentar como os egípcios podem ser entendidos por meio de suas relações com os outros povos, com quem mantinham contato, e como essas trocas culturais podem esclarecer quem foram os egípcios antigos.

Nesse ciclo de palestras sobre identidades, pretende-se mostrar a percepção e formação de uma ou diversas identidades em momentos distintos da história da humanidade, em que se pode observar tanto questões que permanecem na atualidade como a multiplicidade de abordagens da identidade no decorrer da história humana.

Público-alvo

Historiadores, pesquisadores, arqueólogos, professores e interessados em geral

Cintia Alfieri Gama Rolland

Professora de história da gastronomia nas Faculdades Metropolitanas Unidas, doutora em religião egípcia antiga pela École Pratique des Hautes Études - Sorbonne, Paris; foi conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre. Mestre em arqueologia pela UFRJ, graduada em história pela USP; integrante de três missões arqueológicas no Egito: Missão francesa de escavação de Tanis, missão Italiana de escavação da Tumba de Harwa, em Luxor, e missão de estudos da tumba de Nferhotep TT49.

Relacionados