Por uma história da “civilização”: os códigos de conduta à mesa

Palestra | Por uma história da “civilização”: os códigos de conduta à mesa

Cintia Gama Rolland

Quarta-feira, 11 de maio, das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: A embriaguez, Tacuinum sanitatis, 1395

Nesta palestra, analisaremos como a concepção ocidental de civilização passa pelos hábitos à mesa e a relação com os alimentos.

Investigaremos como a arte da mesa e os códigos de conduta alimentares ocidentais variam de acordo com alguns períodos históricos, tais como a Idade Média e a época Moderna, e como estas noção estão associadas ao considerado socialmente aceito, regrado e civilizado.

Público-alvo

Pesquisadores, Historiadores,  Público em Geral

Cintia Gama Rolland

Cintia Gama Rolland é bacharel em História pela Universidade de São Paulo, mestre em arqueologia pela (UFRJ), doutora pela École Pratique de Hautes Études - Paris e com pós-doutorado pelo Museu Nacional. Foi bolsista por duas vezes do Instituto Francês de Arqueologia Oriental. Foi conselheira científica do Museu do Louvre. Integrante de três missões arqueológicas no Egito e pesquisadora da coleção egípcia do MASP. É pesquisadora associada da EPHE - Paris e integra diversos laboratórios de pesquisa no Brasil, tais como Seshat (Museu Nacional) e Taphos (USP). Professora e coordenadora dos cursos de história, geografia e hospitalidade da FMU, Mediadora Cultural e Científica do Musée des Confluences (Lyon-França).

Relacionados