Quantos contos conta um conto Yiddish

Palestra presencial | Quantos contos conta um conto Yiddish?

Palestra presencial | Quantos contos conta um conto Yiddish?

Hélio Plapler

sáb, 4 mai 2024
das 11h às 13h

gratuito ou contribuição voluntária de R$ 20,00 a R$ 80,00

30 vagas por ordem de inscrição

Presencial

Imagem: Helio Papler, acervo pessoal e  Nicole Borger, Foto de Ary Diesendruck.

Qual o papel do conto na preservação da memória coletiva?

No final do século XIX, começaram a chegar no Brasil judeus ashkenazitas de vários países da Europa Oriental. Eles trouxeram consigo sua língua de comunicação e de produção intelectual. Um grupo de estudiosos debruçaram-se sobre o tema do Conto Yiddish no Brasil e organizaram um livro sobre o tema, coletando e traduzindo para o português, contos desses imigrantes. Nesse trabalho observaram que, dentre os textos selecionados existe uma ambiguidade: o espírito pertence à cultura trazida, mas o trabalho e a produção pertencem à nova pátria.

Esta iniciativa ocorre em parceria com o Instituto de Música Judaica – IMJ Brasil.

Público-alvo

Interessados em geral e pessoas interessadas na cultura judaica e em especial na literatura Yiddish.

Hélio Plapler

Hélio Plapler é médico, escritor e leitor, integrante do GENAM – Grupo de Pesquisa e Estudos em Literatura, Narrativa e Medicina da USP desde 2014. Foi Professor Titular de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina e seu maior interesse sempre foi desenvolver as humanidades na formação dos médicos. Publicou contos, escreveu e editou obras coletivas do GENAM, além de artigos sobre aspectos da literatura em relação à medicina e à educação médica. Finalista do Prêmio Off Flip 2023. 4º. lugar no VI Concurso Internacional de Poesia de Joaquim Távora 2023. Além de “Crônicas Mundanas” publicou “40 Haikais”.

Nicole Borger

Nicole Borger é cantora, compositora e produtora cultural. Transita por diversos estilos e gêneros musicais, do erudito ao Jazz, Bossa Nova, Nueva Cancion, e músicas do mundo. É criadora e diretora executiva do Instituto da Música Judaica – Brasil, produtora do Kleztival – Festival Internacional de Música Judaica e da competição intenacional Bubbe Awards, e co-organizadora do Festival Yiddish New York.