Retrato de Dama Florentina, Alessandro Allori e ateliê, séc XVI, óleo sobre madeira, Coleção Ema Klabin

Palestra
As intersecções entre arte e moda na Coleção Ema Klabin

→ Palestra

Palestra | As intersecções entre arte e moda na Coleção Ema Klabin

Lorenzo Merlino

Sábado, 2 de outubro, das 11h às 13h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

150 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Com intérprete de Libras

Imagem: Retrato de Dama Florentina, Alessandro Allori e ateliê, séc XVI, óleo sobre madeira, Coleção Ema Klabin.

A partir de um mergulho na Coleção da Casa Museu Ema Klabin, esta palestra propõe discutir a história da arte e a história da moda demonstrada através de retratos, pinturas e miniaturas.

Por meio da eleição de importantes obras da Coleção, o destaque será dado aos retratos, sobretudo os de autoria de Alessandro Allori e Pompeo Batoni, além das duas miniaturas de John Hoskins, bem como, das obras de David Teniers, Adriaen van Ostade, David III Ryckaert e Auguste Leroux.

Público-alvo

Interessados em história da arte, história da moda, história das roupas, cultura material, museologia e público em geral.

Lorenzo Merlino

Lorenzo Merlino é pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutorando em História da Arte pela UNICAMP, atualmente encontra-se na Inglaterra onde cumpre uma bolsa CAPES de doutorado-sanduíche na University of Brighton. Com mais de 25 anos de experiência no mundo da moda, integrou por 6 anos o SPFW. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil em 2015. Professor na FAAP, ministra também cursos no MAM, no MASP, no Adelina Instituto, na Superbacana+, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, no SENAC e no SESC. Desde 2016 é embaixador de Flandres para as artes e a moda no Brasil.

Relacionados