O Triunfo de Baco e Ariadne

Palestra on-line
O Triunfo de Baco e Ariadne

→ Uma leitura histórica da obra

Palestra on-line | O Triunfo de Baco e Ariadne: uma leitura histórica da obra

Yves Rolland

Sábado, 13 de março das 11h às 13h

R$ 20,00 a R$ 80,00

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Giovanni Battista Gaulli – Il Baciccia, Triunfo de Baco e Ariadne, Séc. XVII. c.1675, Itália, Roma, óleo sobre tela, Coleção Ema Klabin.

Nesta palestra, pretende-se analisar a obra Triunfo de Baco e Ariadne, que faz parte do Núcleo de Arte Europeia da exposição permanente da Casa Museu Ema Klabin.

A obra de Giovanni Battista Gaulli, produzida no século XVII, será analisada por meio de três perspectivas: a antiguidade vista no final do século XVII, os mitos evocados na obra (Minotauro, Teseu, Ariadne, Baco, Sátiros e Centauros) e também a representação dos elementos da vida cotidiana na antiguidade (festas, consumo de vinho, música, etc.).

Junto da leitura histórica da obra e de sua relação com a mitologia, a apresentação também analisará informações anexadas à obra de arte, colocando-as em diálogo com seu contexto de produção.

Para saber mais: em 2020, o Núcleo Educativo do museu fez a série de vídeos Mitologia na Coleção, que trata da presença de representações mitológicas em obras da Casa Museu Ema Klabin. Você pode assisti-los acessando nosso canal no Youtube.

Público-alvo

Historiadores, Pesquisadores, Público em Geral

Yves Rolland

Doutor em Arqueologia Romana pela Université Lumière, Lyon. Especializado em Gália romana. Graduado em História pela Université Pierre Mendès France – Grenoble. Participou de escavações arqueológicas na França. Trabalhou para o Museu da Civilização Galo-romana de Lyon, na França. É pesquisador associado ao laboratório Archéologie et Archéométrie UMR5138, Université Lumière Lyon 2.

Relacionados

Lançamento do Catálogo

Ecos do Modernismo

Ética e etiqueta