o século XIX

Palestra
O século XIX e o encontro com o Oriente próximo

→ O orientalismo e uma nova afirmação de identidade

Palestra | O século XIX e o encontro com o Oriente próximo: o orientalismo e uma nova afirmação de identidade

Cintia Alfieri Gama Rolland

Sábado, 30/11/2019 das 11:00 às 13:00

R$40,00

35 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Anonimo_ A recepção do embaixador de Damasco, 1511, Louvre

Essa palestra tem como objetivo apresentar a história do que hoje nomeamos orientalismo e seu desenvolvimento no século XIX, principalmente após a campanha do Egito, bem como discutir a teoria associada a esse vocábulo vastamente utilizado desde a publicação do trabalho de Edward Said, em 1978.

Assim, abordaremos como esse “encontro com o oriente próximo” teve influências literárias, históricas e arquitetônicas para a construção tanto de uma identidade quanto de um imaginário referente a esse oriente por meio de uma visão ocidental e mais precisamente europeia.

Nesse ciclo de palestras sobre identidades, pretende-se mostrar a percepção e formação de uma ou diversas identidades em momentos distintos da história da humanidade, em que se pode observar tanto questões que permanecem na atualidade como a multiplicidade de abordagens da identidade no decorrer da história humana.

Público-Alvo

Historiadores, pesquisadores, arqueólogos, professores e interessados em geral

Cintia Alfieri Gama Rolland

Professora de história da gastronomia nas Faculdades Metropolitanas Unidas, doutora em religião egípcia antiga pela École Pratique des Hautes Études - Sorbonne, Paris; foi conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre. Mestre em arqueologia pela UFRJ, graduada em história pela USP; integrante de três missões arqueológicas no Egito: Missão francesa de escavação de Tanis, missão Italiana de escavação da Tumba de Harwa, em Luxor, e missão de estudos da tumba de Nferhotep TT49.