Dante Alighieri (1265 - 1321), As Terceiras Rimas de Dante o Inferno, o Purgatório, o Paraíso, Veneza Aldo Manúcio, 1502, Biblioteca Ema Klabin.Flavio Demarchi

O recado dos livros
Palestra híbrida

Palestra híbrida | O recado dos livros

Marisa Midori

Sábado, 2 de setembro, das 11h às 13h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

35 vagas por ordem de inscrição

Casa Museu Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo (SP)

Dante Alighieri (1265 – 1321), As Terceiras Rimas de Dante o Inferno, o Purgatório, o Paraíso, Veneza Aldo Manúcio, 1502, Biblioteca Ema Klabin. Foto: Flavio Demarchi

O primeiro itinerário a que nos convida uma exposição de livros raros, conforma-se, sobretudo, pela história das ideias e do conhecimento, cujos livros se apresentam como um suporte privilegiado.

Mas é preciso refletir e perscrutar esses suportes como constructos materiais, cujos valores vão muito além das ideias que eles transportam. Ao evocar o “recado dos livros”, sugerimos, nessa conversa, tomada na antessala de uma bela biblioteca, os múltiplos (des) caminhos a que uma exposição de livros pode nos guiar: da literatura às imagens; do texto à materialidade.

“O Recado dos Livros” é a apropriação livre do título de uma palestra proferida por Antonio Candido, em 2006, na inauguração da Biblioteca da Escola Nacional Florestan Fernandes. Nessa ocasião, ele afirmava a importância da leitura e da literatura como índices de desenvolvimento humano. Um retorno ao ideal humanista revivido, aliás, em diferentes momentos da história da civilização.

O mestre Antonio Candido nos ensinava que a literatura é um direito humano porque é um bem indispensável à nossa humanização.

Esta atividade faz parte das ações relacionadas à exposição A palavra impressa, 1492 – 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin.

Público-alvo

Aos amantes dos livros e das bibliotecas.

Marisa Midori

Marisa Midori é professora Livre-Docente em História do Livro da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Doutora Honoris Causa pela Universidade Eszterházy Károly, Eger (Hungria). Autora de Império dos Livros – Instituições e Práticas de Leituras na São Paulo Oitocentista (2019) vencedor do prêmio Jabuti da CBL (1º. lugar em Comunicação) e o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro na categoria melhor ensaio social. Publicou, recentemente, História de um Livro. A Democracia na França, de François Guizot (2021) e organizou a edição bilíngue de Bibliodiversidade e Preço do Livro. Da Lei Lang à Lei Cortez. Experiências e Expectativas em Torno da Regulação do Mercado Editorial (1981-2021).

Relacionados