O livro como objeto gráfico

O livro como objeto gráfico

→ Palestra online

Palestra online | O livro como objeto gráfico

Claudio Rocha

Sáb, 21 out, das 11h às 13h

Gratuito ou contribuição voluntária

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Emblema do tipógrafo, editor renascentista Aldus Manutius

Tendo como estímulo os livros presentes na exposição “A palavra impressa, 1492-1671”, com livros raros da biblioteca da Casa Museu Ema Klabin, o tipógrafo e pesquisador Claudio Rocha destacará aspectos estéticos e técnicos relativos ao design e à fabricação do livro.

Também serão contextualizados procedimentos editoriais que determinaram a formatação do livro e da página impressa, com ênfase na composição com tipos móveis e questões que remontam a uma invenção de meados do século XV: o prelo tipográfico, desenvolvido por Johannes Gutenberg, que revolucionou a forma de produção dos livros.

Público-alvo

Aos amantes dos livros e das bibliotecas

Claudio Rocha

Claudio Rocha é artista gráfico trabalha com desenhos de alfabetos. É co-editor da revista Tupigrafia, especializada em tipografia e foi editor da revista Tipoitalia (2006-2016), que trata da história da escrita e da tipografia italiana. Foi sócio-fundador da Oficina Tipográfica São Paulo, uma ONG cultural que preserva e disponibiliza os recursos técnicos e criativos do sistema de composição e impressão com tipos móveis

Relacionados