repatriação de obras de arte

Palestra
Museus e identidades

→ A questão da repatriação de obras de arte

Palestra | Museus e identidades: A questão da repatriação de obras de arte

Sabrina Moura

Sábado, 16/03/2019 das 11:00 às 13:00

R$ 40,00

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Crista da região de Cross River, Nigéria. Christie’s Image Ltd.

Ao longo dessa palestra, serão discutidos os paradigmas, debates e contradições relativos à questão da restituição de obras de arte.

Em novembro de 2017, Emmanuel Macron anunciou o desejo de restituição de obras de arte africanas pilhadas ao longo da colonização francesa. Essa questão aparece na ordem do dia com o lançamento do relatório que reitera a proposta do presidente francês, elaborado pelos pesquisadores Bénédicte Savoy e Felwine Sarr.

Trata-se de uma pauta global que atravessa não só o campo da arte, mas a forma como se constroem e se entendem as políticas identitárias contemporâneas. Quais as noções de arte e patrimônio que pautam essas propostas? Que agendas políticas elas revelam (ou escondem)? Como elas afetam o campo da curadoria e da história da arte?

Público-Alvo

pesquisadores, professores, curadores, artistas, profissionais da cultura e interessados em geral

Sabrina Moura

Sabrina Moura é pesquisadora, docente e curadora. Doutoranda no departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde realiza pesquisa sobre os usos da noção de diáspora africana na Bienal de Dacar, entre os anos 1980 e 2000. Possui mestrado em Estética e História da Arte pela Universidade Paris VIII e mestrado em direção de projetos culturais pela Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle. Concebeu programas públicos em instituições como Videobrasil, SESC-SP, Goethe Institut, World Biennial Forum, entre outras. Em 2015, organizou o livro Panoramas do Sul: Perspectivas para outras geografias do pensamento (Edições SESC-SP, Videobrasil). Foi membro do comitê de seleção da edição de 2015 do AIMIA Photography Prize (Art Gallery of Ontario). Foi pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Columbia, com bolsa do Programa Connecting Art Histories da Getty Foundation/Unicamp.

Relacionados