Mitos e lendas da exploração da América

Palestra
Mitos e lendas da exploração da América

→ Entre monstros e o Paraíso Terrestre

Palestra | Mitos e lendas da exploração da América: entre monstros e o Paraíso Terrestre

Yves Rolland

Quarta-feira, 24 de novembro, das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária

150 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Com intérprete de Libras

Imagem: Novo Mapa da Guiana, Jocodius Hondius, 1599

Esta palestra visa interpretar as origens dos mitos e lendas que contribuíram para forjar um imaginário coletivo das narrativas sobre a exploração da América pelos europeus.

Nomes dos quais às vezes se perpetuam até na toponímia: o Amazonas do Brasil, os gigantes da Patagônia, os canibais a cabeça de cachorro no Caribe, etc.

Como reza a tradição, todo monstro guarda um tesouro, esses seres hostis e maravilhosos reconhecidos no novo mundo protegeriam lugares maravilhosos, como a Atlântida, o Paraíso Terrestre, as cidades de ouro e o El dorado, ou ainda a Fonte da Juventude.

A terra além do oceano, além do horizonte, a Terra incógnita, fez gerações de exploradores sonharem com a busca de aventura e riquezas, dispostos a reconhecer antigos mitos da Antiguidade em um mundo desconhecido.

Por meio da análise de mapas, gravuras e textos será evidenciada a importância cultural destas fontes.

Público-alvo

Interessados em estudos históricos, arqueologia, mitologia, cartografia, geografia, estudantes e público em geral.

Yves Rolland

Yves Rolland é Doutor em Arqueologia pela Université Lumière, Lyon. Graduado em História pela Université Pierre Mendès France – Grenoble. Participou de escavações arqueológicas. Trabalhou para diversos museus de História na França. Pesquisador associado ao laboratório ArAr – Archéologie et Archéométrie UMR5138, Université Lumière Lyon 2, CNRS.

Relacionados