Identidade romana

Palestra
Identidade romana

→ Origens e Instrumentalizações

Palestra | Identidade romana: origens e instrumentalizações

Yves Rolland

Sábado, 23/11/2019 das 11:00 às 13:00

R$40,00

35 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Altar para Marte e Vênus (Ostia, 98-117, agora no Palazzo Massimo alle Terme, Roma)

Inicialmente limitada à cidade, a influência romana acabou se espalhando por todas as terras em torno do Mediterrâneo. A extensão da identidade romana acompanhou essa expansão territorial.

Durante esta apresentação, começaremos apresentando o conceito de “identidade nacional” através da Eneida, o mito fundador de Roma, confrontando textos com dados arqueológicos e também através da noção de cidadania.

Também discutiremos como os habitantes do império romano exibiram suas identidades pessoais (sociais, profissionais, regionais) por meio da iconografia e de inscrições. Finalmente, retornaremos à recuperação da “identidade romana” ao longo dos séculos até os regimes totalitários do século XX.

Nesse ciclo de palestras sobre identidades, pretende-se mostrar a percepção e formação de uma ou diversas identidades em momentos distintos da história da humanidade, em que se pode observar tanto questões que permanecem na atualidade como a multiplicidade de abordagens da identidade no decorrer da história humana.

Público-Alvo

Historiadores, pesquisadores, arqueólogos, professores e interessados em geral.

Yves Rolland

É doutor em Arqueologia Romana pela Université Lumière, Lyon. Especialista em navegação e transporte de mercadorias, graduado em história pela Université Pierre Mendès France – Grenoble. Participou de diversas escavações arqueológicas na França; foi educador e chefe de projeto no Museu da civilização galo-romana e, em seguida no museu de história da cidade de Lyon (França), trabalha hoje como educador no Instituto Moreira Salles. Pesquisador associado ArAr – Archéologie et Archéométrie UMR5138, Université Lumière Lyon 2, CNRS.