La Parisienne japonaise. Alfred Stevens, 1872.

Palestra
Fabulações de um Japão exotizado na moda europeia do século XX

→ Palestra em parceria com UNIFESP

Fabulações de um Japão exotizado na moda europeia do século XX | Palestra em parceria com UNIFESP

Rafael Hett

Quarta-feira, 26 de janeiro de 2022, das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

200 vagas

Plataforma Zoom

Com intérpretes de libras

Imagem: La Parisienne japonaise. Alfred Stevens, 1872.

Tendo como foco o movimento conhecido como Japonismo, Rafael Hett vai discutir de que maneiras o contato intensificado com o Japão a partir do fim do século XIX e, principalmente, durante o início do século XX, criou uma série de imagens e histórias que, conquanto em sua maioria representassem estereótipos exotizantes, tiveram profundo impacto na produção artística europeia da época.

Na moda, não só tecidos e estampas foram influenciados, mas a produção de importantes costureiros, como Charles Worth, Coco Chanel, Madeleine Vionnet e Paul Poiret.

Obras de artistas como Claude Monet, Edgar Degas e James McNeill Whistler também trouxeram interessantes representações das mudanças em andamento na vestimenta europeia, desejosa por inovações diante de uma incompatibilidade do estilo Vitoriano com uma nova sociedade, mais urbana, industrializada e capitalista, mas também transformações significativas nos modos de vestir e em certas noções estéticas.

Público-alvo

Todes aqueles que se interessam por arte, cultura, moda e tecnologia japonesa. Não é preciso ter conhecimento prévio em nenhuma dessas áreas.

Rafael Hett

Rafael Hett é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP) com bolsa CAPES e membro-pesquisador do Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA - Unifesp/USP). Dedica-se atualmente ao estudo de pensamentos estéticos japoneses, da noção de tecno-animismo na arte e na moda, além da interação entre humanos e recursos tecnológicos. Recentemente, tornou-se produtor de conteúdo digital sobre cultura japonesa, tecnologia e arte para a plataforma Japonismos.

Relacionados