Ética e etiqueta

Ética e etiqueta

Palestra | Ética e etiqueta

Renato Janine Ribeiro

Sábado, 21 de maio, das 11h às 13h

Gratuito ou contribuição voluntária

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Renato Janine Ribeiro. Foto de J R Duran.

Etiqueta pode significar duas coisas: a “pequena ética” (instruções de comportamento à mesa, na casa, com visitas) ou rótulo que se coloca num objeto para identificá-lo de fora.

A etiqueta, que teve seu esplendor no Antigo Regime (período monárquico permeado de simbolismos), mas permanece como diferencial de classes sociais, tem a ver com esses dois significados: é mostrando que você conhece as regras que se torna possível categorizá-lo num nível social ou outro.

Já a ética é mais exigente e depende mais da intenção e do esforço da pessoa, não seguindo regras prontas.

Neste encontro, Renato Janine Ribeiro discutirá estes dois significados, quais as relações com o nosso cotidiano e reflexões sobre algumas normas de convívio ao longo da história.

Público-alvo

Estudantes, pesquisadores, profissionais, interessados em Filosofia, História Social, Sociologia

Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro foi Ministro de Estado da Educação, de 6 de abril a 5 de outubro de 2015. É presidente da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, desde julho de 2021, com mandato até 2023. Desde 1994, é professor titular da Universidade de São Paulo, na disciplina de Ética e Filosofia Política. Em 2016 se tornou Professor Honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP. É pesquisador sênior do CNPq e professor sênior da Universidade de São Paulo. Publicou 14 livros como autor único, 3 em parceria e ainda organizou 4 livros coletivos. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015) e a Grande Medalha da Inconfidência (2018). Presidiu o I Congresso de Estudiosos de Brasil en Europa, em Salamanca (2008). No âmbito das artes e cultura, é membro do Conselho Consultivo de Inhotim e membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP.

Relacionados