Palestra online | Estratégias e resistências: mulheres nas ditaduras latino-americanas
Julia Kumpera
Quarta-feira, 27 de março, das 19h às 21h
Gratuito com sugestão de contribuição voluntária
95 vagas por ordem de inscrição
Plataforma Zoom
Imagem: Esposas de presos políticos, 1964, Jornal Correio da Manhã – Arquivo Nacional.
Em ocasião dos 60 anos do golpe militar no Brasil, esta palestra propõe uma análise crítica das ditaduras sul-americanas, com foco nos casos do Brasil, Argentina e Chile.
Será investigada, de modo particular, a perspectiva da epistemologia feminista para desvelar o caráter sexuado da repressão durante esses períodos autoritários. No encontro, pretende-se evidenciar a relevância das discussões sobre ditadura, direitos humanos e feminismos para a compreensão do tempo presente e suas tensões políticas e sociais, além de suas consequências históricas.
Além disso, será analisado como as mobilizações lideradas por mulheres durante as transições democráticas, reivindicando memória, verdade e justiça, dialogaram com as lutas feministas e pelos direitos humanos, influenciando os processos de redemocratização na região.
Pesquisadores, Historiadores, Público em Geral
Julia Kumpera
Julia Kumpera é historiadora e mestra em História pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em “Direitos humanos, memórias coletivas e resistências`` no Centro Latino-americano de Ciências Sociais. Selecionada pelo edital “Memórias do Presente: comunicação em direitos humanos” do Memorial da Resistência. Atualmente, é professora de História na rede pública municipal de Campinas.