Entre o dígito e o não-dito: de Gutenberg a Zuckerberg no real proscrito?

Entre o dígito e o não-dito: de Gutenberg a Zuckerberg no real proscrito?

→ Palestra online

Palestra online | Entre o dígito e o não-dito: de Gutenberg a Zuckerberg no real proscrito?

Gabriel Meneguelli Soella

Quinta-feira, 27 de julho, das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Imagem gerada com DALL-E 2 (OPENAI, 2023) por Gabriel Soella

Para este encontro Gabriel Soella pensou um percurso histórico-reflexivo visando refletir sobre os desafios das disputas de saber-poder na chamada Era da Pós-verdade.

Através dos dedos os caracteres foram inseridos na Prensa de Gutenberg e através da digitação, grandes linhas de códigos foram programadas para realizar ações. Porém, não sem refletir vieses, intenções e ideias em disputas de poder não-ditas, mas inscritas nos saberes difundidos.

Na passagem do tempo noções do que é real, do que é verdade, foram erguidas e proscritas em benefícios dos detentores de saber-poder. Em tempos de textos, imagens, vídeos e sons gerados por técnicas de inteligência artificial, estaria o real proscrito das redes? O que é real nesse contexto?

Em meio a essas reflexões, apenas uma certeza, a importância dos Museus, das Bibliotecas, dos Arquivos e outras instituições para salvaguarda dos registros da memória da Humanidade.

Público-alvo

Interessados em geral

Gabriel Meneguelli Soella

Gabriel Meneguelli Soella é doutorando em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCI ECA-USP). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGCI UFES). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro da Association for Computing Machinery (ACM). Laureado com o Prêmio de Dissertação de Mestrado Acadêmico do Ano de 2022 pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Pesquisa organização da informação e do conhecimento, interação humano-computador, práticas de desinformação, memória e informação.

Relacionados