Do tabu à transgressão: mulheres artistas e a questão do nu (XIX- inícios do XX)

→ Palestra online

Palestra online | Do tabu à transgressão: mulheres artistas e a questão do nu (XIX- inícios do XX)

Ana Paula Simioni

Quinta-feira, 23 de março, das 19h às 21h

Gratuito com sugestão de contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Vitor Brecheret (1894, Itália – 1955, Brasil) Torso feminino, sec. XX, mármore esculpido, Coleção Ema KLabin, foto Patrícia de Filippi.

Como as mulheres artistas se posicionaram em relação às práticas da representação do corpo despido e suas transformações ao longo do século XIX e primeiras décadas do século XX?

Durante o século XIX as mulheres artistas tiveram seu acesso às academias dificultado em grande parte devido ao corpo nu nas aulas de modelo vivo. Por outro lado, os nus, como modalidades artísticas, se tornam um dos principais campos de experimentação das vanguardas.

Durante o encontro, vamos refletir sobre essa questão.

Público-alvo

Público geral

Ana Paula Simioni

Doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo, professora do Instituto de Estudos Brasileiros da mesma universidade. Tem se dedicado aos estudos sobre as relações entre arte e gênero e sobre as relações entre arte e sociedade do final do século XIX e a década de 1940 no Brasil. Autora dos livros “Profissão artista: pintoras e escultoras brasileiras” de 2019 e “Mulheres modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira” de 2022.

Relacionados