Dicotomias - A gravura e as imagens em trânsito

A gravura e as imagens em trânsito

→ Palestra

Palestra | A gravura e as imagens em trânsito

Priscila Sacchettin

Quarta-feira, 20 de julho, das 19h às 21h

Gratuito com sugestão de contribuição voluntária

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Aldemir Martins, (1922-2006), Figura de cangaceiro, Água-forte, 1960, Coleção Ema Klabin

Nesta palestra, serão discutidas as aplicações e limites de duas dicotomias muito presentes quando se aborda o universo da gravura: os pares conceituais original/cópia e erudito/popular.

A partir da gravura de estampa, passou a ser possível reproduzir e difundir toda sorte de imagens, desde cópias de pinturas célebres, passando por retratos e ilustrações, até cartas de baralho ou imagens devotas. Como resultado, o repertório não somente dos artistas, mas também de artífices e público em geral, conheceu notável ampliação. Grandes forças motrizes desse processo são as ideias de circulação e trânsito, situadas nos fundamentos da prática gráfica.

Partindo dessas ideias, Priscila irá analisar como alguns binarismos que muitas vezes guiam nossa apreciação se desfazem quando refletimos sobre as obras e expandimos nosso olhar para múltiplas possibilidades veiculadas pela imagem.

Público-alvo

Pesquisadores, artistas, historiadores, estudantes e interessados em geral.

Priscila Sacchettin

Priscila Sacchettin é bacharel e mestre em Filosofia pela USP e doutora em História da Arte pela Unicamp, com estágio de pesquisa na Université Sorbonne/Paris Diderot. É pesquisadora de pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e professora. Foi curadora das exposições Contemporary Brazilian Printmaking (International Print Center New York) e Gilvan Samico: primeiras estórias (Centro Universitário Maria Antonia-USP), entre outras, e colunista no blog do Correio IMS (Instituto Moreira Salles), com a seção Cartas na Pintura, além de redatora da Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural.

Relacionados