Desistências de gênero

Palestra Presencial | Desistências de gênero

Geni Núñez Guarani

sáb, 9 mar 2024
das 16h às 18h

gratuito ou contribuição voluntária R$ 20,00 a R$ 80,00

100 vagas por ordem de inscrição

presencial: Casa Museu Ema Klabin

Imagem: Geni Núñez Guarani

A colonização não acabou, ela se atualiza. Uma das dimensões de nossas vidas que segue bastante atingida pela moral colonizadora é a do gênero e sexualidade.

Nesta palestra, a partir da análise de cartas jesuíticas, perspectivas indígenas, reflexões mediadas pela poesia e outras expressões artísticas, iremos discutir os efeitos da invenção de gênero binária, bem como caminhos de resistência a ela.

A noção de “desistência de gênero” será apresentada como uma possibilidade para além da ressignificação dos binarismos homem e mulher, humano e animal, selvagem e civilizado, natureza e cultura. Nestes binarismos coloniais, a diferença se constrói não como algo recíproco e horizontal, mas de forma parasitária, em que um polo se positiva da negativação do outro. O reconhecimento de que a desistência de padrões binaristas e normativos de gênero não significa a negação de seus efeitos concretos na realidade, pelo contrário, é um convite para que afirmemos outros modos de vida e existência, nos quais a arte encontra lugar de expressão.

Público-alvo

Pessoas interessadas no tema gênero e sexualidade, descolonização e perspectivas indígenas. Não é necessário conhecimento

Geni Núñez Guarani

Geni Núñez Guarani, graduada em Psicologia, possui doutorado pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), mestrado em Psicologia Social (UFSC), é ativista indígena Guarani. Membro da Comissão de Direitos Humanos no Conselho Federal de Psicologia , membro da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos (ABIPSI) e co-assistente na Comissão Guarani Yvyrupa. Autora dos livros ``Jaxy Jaterê`` (Harper Collins / HarperKids) e ``Descolonizando Afetos: experimentações sobre outras formas de amar``.

Relacionados