Imagens de moda

Desde quando há imagens de Moda? A impressão e as “estampes de modes”

→ Palestra

Palestra | Desde quando há imagens de Moda? A impressão e as ``estampes de modes``

Lorenzo Merlino

qui, 31 ago 2023
das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Gillet Hardouin, Livros de horas, 1509, Paris, França, Biblioteca Ema Klabin, foto Flavio Demarchi

A arte e a moda – duas manifestações relevantes na Cultura da Humanidade – estão ao longo do tempo fortemente conectadas.

Desde as primeiras publicações que contemplavam imagens contendo vestuário, a Moda esteve envolvida com a impressão. Os livros, jornais e gazetas publicados ao longo da Idade Moderna estabeleceram as bases do que depois se transformaram nas primeiras revistas de Moda, surgidas em sua forma atual durante o Longo Século.

A palestra, através de uma jornada histórica e de extenso material iconográfico, explorará as diversas ocasiões em que a Moda e a imprensa se entrelaçaram ao longo dos séculos e também pretende propor alguns paralelos com a imprensa de Moda do final do século XX e com as mídias digitais contemporâneas, o novo suporte.

Esta atividade faz parte das ações relacionadas à exposição “A palavra impressa, 1492 – 1671”: livros raros da Biblioteca Ema Klabin.

Público-alvo

Interessados por Arte e Moda em geral, professores, estudantes e pesquisadores

Lorenzo Merlino

Lorenzo Merlino integrou por seis anos a São Paulo Fashion Week (SPFW) e com mais de trinta anos de experiência no mundo da moda. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil em 2015. Professor na FAAP, ministra também cursos no MAM, no MASP, na Belas-Artes, na Superbacana+, na Unibes Cultural, no SENAC e no SESC. Desde 2016 é embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil. Pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutor em História da Arte pela UNICAMP, foi contemplado no primeiro semestre de 2021 com uma bolsa CAPES de doutorado-sanduíche na University of Brighton, Inglaterra.

Relacionados