Raul Lody

Da mão ao garfo: os rituais da alimentação

→ Palestra

Palestra | Da mão ao garfo: os rituais da alimentação

Raul Lody

Quarta-feira, 27 de abril, das 19h às 21h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Jorge Sabino

A palestra que inaugura a programação da exposição “Faca, colher e garfo: uma história“, será realizada por um dos maiores especialistas em culinária brasileira e mundial, o antropólogo Raul Lody.

Neste encontro, serão analisados os utensílios de mesa colecionados e utilizados por Ema Klabin e por seus pais, segundo a ótica dos diferentes rituais sociais e culturais à mesa e suas múltiplas relações com os alimentos.

A riqueza multi-gastronômica cultivada pela colecionadora será analisada através da contextualização sobre a história social da mesa, ou seja, sobre aquilo que era servido e como era servido. Para investigar essa alquimia sócio-cultural, receberemos este pesquisador que fará uma leitura antropológica e gastronômica na amplitude que esses temas possibilitam enquanto relatos do patrimônio alimentar.

Público-alvo

Profissionais, pesquisadores, artistas e estudantes das áreas de: gastronomia, museologia, ciências sociais, turismo, nutrição, história e demais interessados.

Raul Lody

Raul Lody, antropólogo, museólogo, ilustrador, escritor e pensador da comida e da alimentação, é criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana (Senac Bahia). Publicou 42 livros sobre comida e cultura e 440 trabalhos entre artigos, roteiros de cinema e vídeo. Recebeu prêmios nacionais e internacionais pelo “Gourmand World Cookbook Awards” com os livros “Culinária Caprina” (2006), “Brasil Bom de Boca” (2008), “Coco” (2010), a reedição do “Dicionário do doceiro Brasileiro” (2011) e “Bahia Bem Temperada” (2014). Suas publicações mais recentes, ambas de 2019, são “Doce Pernambuco” (CEPE) e “Kitutu. Receitas Africanas” (Senac São Paulo).

Relacionados

Lançamento do Catálogo

Ecos do Modernismo