Incêndio de Londres

Da catástrofe à reconstrução: o Incêndio de Londres e o Terremoto de Lisboa

→ História da Arte

Palestra | Da catástrofe à reconstrução: o incêndio de Londres e o terremoto de Lisboa

Angela Brandão

Sábado, 14 de março das 11h às 13h

Gratuito

35 vagas por ordem de inscrição

A fim de mitigar o risco de propagação do Coronavírus (Covid-19), a Casa-Museu Ema Klabin, por precaução, suspenderá todas as suas atividades a partir de 14 de março de 2020. Assim que a situação permitir, faremos o possível para retomarmos nosso funcionamento normal, e nosso público será informado pelas redes sociais. Em caso de dúvidas, pedimos que entrem em contato por e-mail.

Imagem: William Lilly (1602-1681) ‘Monarchy or No Monarchy’, 1651. Xilogravura s/papel. 202 mm; 152 mm (closed); 290 mm (max, open); 20 mm Museum of London.e Terremoto de Lisboa, 1755. Eau-forte. BnF, département des Estampes et de la Photographie, VB-156-FOL © Bibliothèque nationale de France http://passerelles.bnf.fr/faits/pas_863.php

Esta palestra procura refletir sobre a destruição e a reconstrução de cidades e sobre como um livro e seus princípios poderiam ter sido usados para recuperar a ordem e o passado perdidos.

Qual a relação entre o Grande Incêndio de Londres de 1666 e o Terremoto de Lisboa de 1755?

Duas das maiores catástrofes urbanas na Idade Moderna permitem traçar vários aspectos em paralelo. Curiosamente, o Tratado de Arquitetura de Giacomo Barozzi da Vignola (um dos mais importantes arquitetos italianos do século XVI) foi traduzido para o inglês três anos após o incêndio e, para o português, em 1787, em duas edições.

Público-alvo

Interessados em História, História da Arte e da Arquitetura

Inscrição
Angela Brandão

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Paraná (1993), especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1998), mestrado em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em História da Arte - Historiografia, Metodologia e Conservação de Patrimônio pela Universidad de Granada, Espanha (2002). Realizou estudos de pós-doutorado junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP entre 2008 e 2010. Atualmente é professora Associada no Curso de Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte na UNIFESP. http://lattes.cnpq.br/6843594697945779

Relacionados

#CasaMuseuConversas