Circularidade na moda: estratégias de sustentabilidade e inovação

→ Palestra que integra a programação da exposição Ema e a Moda no século XX

Circularidade na moda: estratégias de sustentabilidade e inovação | Palestra que integra a programação da exposição Ema e a Moda no século XX

Monayna Pinheiro

Sábado, 25 de setembro das 11h às 13h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Com intérprete de Libras

Imagem: Alwna Koval Pexels

O objetivo desta palestra é, a partir do conceito de Economia Circular, propor novas abordagens relacionadas à circularidade e inovação na moda, com base em aspectos como a restauração e regeneração do meio ambiente com a intenção de chegar o mais próximo do resíduo zero.

A produção de vestuário atingiu números alarmantes nos últimos anos através dos novos padrões sociais de consumo. Com as empresas de fast fashion produzindo massivamente roupas mais baratas e acessíveis, seguindo o modelo de produção linear, estima-se que mais da metade das roupas produzidas são descartadas em um período extremamente curto, uma vez que o seu tempo de uso é reduzido a menos de um ano.

Serão apresentadas outras estratégias de produção e consumo, com base nas novas ações da indústria de moda, levando em conta o trabalho humano mais consciente e os princípios de reutilização, reciclagem e regeneração dos produtos, buscando a geração de um impacto social positivo.

A exposição Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A. 

A programação cultural integra o projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio da plataforma Benfeitoria e da Sitawi, no âmbito do edital Matchfunding BNDES+ 2020.

Público-alvo

Estudantes, profissionais da área de design, moda, meio ambiente e interessados em geral

Monayna Pinheiro

Monayna Pinheiro é formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), especialista em Estética e Gestão de Moda (ECA-USP), possui mestrado profissional em Estética e Gestão de Moda pela Universidade de São Paulo (Unip). Foi docente da área de Moda do Senac (Unidade Penha) por 10 anos. Professora das disciplinas Laboratório de Criação, Planejamento de Coleção e Desenvolvimento de Coleção, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Atua na Pós graduação de Negócios e Varejo de Moda na disciplina de desenvolvimento de Produto na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) . Atua também na Pós Graduação de Moda & Criação e Fashion & Law na Faculdade Santa Marcelina. Ministrou cursos no SESC, SEBRAE, Escola Panamericana de Artes, nas áreas de Planejamento de Coleção, Gestão de Produto e Visual Merchandising. Trabalhou na área de desenvolvimento de produto em marcas como AVB, Bureaux Paulista e Apego e Reobote. Atualmente é designer e proprietária da Marca Nós Mais eu, desenvolvimento de acessórios mais sustentáveis ligada ao segmento de slow design. Faz parte da consultoria Retecendo focada em desenvolvimento de produto mais Sustentável.

Relacionados