Palestra
A cor em seus aspectos culturais e simbólicos

Palestra | A cor em seus aspectos culturais e simbólicos

Luciana Martha Silveira

Sábado, 3 de julho, das 11h às 13h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

Zoom: Vagas esgotadas
Youtube: vagas ilimitadas

Plataforma Zoom | Transmissão síncrona no Youtube

Com intérprete de libras

Imagem: Luciana Martha Silveira

Nesta palestra, tendo como base a Teoria da Cor, o foco estará nos seus aspectos culturais e simbólicos.

Quantas vezes nos perguntamos sobre os significados das cores? Como estes significados são apreendidos? Os significados das cores são fixos ou variam nos seus usos?

Participamos da construção dos significados das cores de várias formas, assim como as utilizamos em nossas representações, gerando efeitos e consequências.

Estudar a construção dos significados das cores em seu uso e interação, onde localizamos as representações coloridas que produzimos e os efeitos a partir de leituras apreendidas das cores, faz com que possamos desnaturalizar processos e condicionamentos sociais, que costumamos naturalizar.

Assim, ampliamos o entendimento, a crítica e o uso do nosso mundo colorido.

Público-alvo

Estudantes, pesquisadores, professores, artistas, designers, arquitetos, curadores, críticos de arte. Interessados em geral, não é necessário conhecimento prévio.

Luciana Martha Silveira

Luciana Martha Silveira é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC (2002), com mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994) e graduou-se em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1989). É professora associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, onde atua desde 1998 como professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e no departamento de Design (DADIN). Foi coordenadora do PPGTE no ano de 2009 e orienta trabalhos dentro da Linha de Pesquisa Mediações e Culturas. É membro do conselho editorial da Revista de Artes Visuais Art&Sensorium. Suas pesquisas privilegiam as relações entre Arte e Tecnologia, com ênfase nas implicações dessas relações para a área CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Entre 2009 e 2010, realizou estágio pós-doutoral como professora visitante na Universidade de Michigan, EUA, de onde resultou o livro de sua autoria ¨Introdução à Teoria da Cor¨, publicado pela editora UTFPR, 2011 (2a. edição 2015) (https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1582). É artista visual, tendo seu trabalho artístico voltado para a pintura..

Relacionados