Tipografia

Tipografia: composição e impressão com tipos móveis

Oficinas presenciais | Tipografia: composição e impressão com tipos móveis

Marcos Mello

dom, 22 out, às 15h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

Vagas ilimitadas, sem inscrição

Casa Museu Ema Klabin: R. Portugal, 43 - Jardim Europa, São Paulo / SP

Imagem: Carla Bispo

A Casa Museu Ema Klabin e a Oficina Tipográfica São Paulo (OTSP) convidam interessados em tipografia, artistas, designers, estudantes e curiosos a explorarem o fascinante mundo da impressão tipográfica em uma oficina especializada.

Esta atividade integra a programação preparada para a exposição “A palavra Impressa 1492 – 1671 – Livros raros da biblioteca Ema Klabin” e oferece uma oportunidade única para mergulhar na história e na prática contemporânea da tipografia.

Durante a oficina, os participantes terão um breve histórico da tipografia, tipos móveis, composição tipográfica e a tipografia analógica na contemporaneidade, explorando a sua trajetória ao longo de séculos e sua relevância no mundo atual.

Os participantes serão conduzidos em uma jornada prática, onde terão a oportunidade de imprimir uma peça gráfica fazendo uma composição utilizando tipos móveis de madeira e metal. Essa experiência oferece um mergulho na arte e no processo da composição e impressão tipográfica, não será apenas um reviver a tipografia clássica, mas de ampliá-la e posicioná-la no contexto da comunicação visual contemporânea.

Participe desse encontro entre passado e presente, entre a tradição e a inovação, onde as palavras ganham vida de forma palpável.

Sobre a Oficina Tipográfica São Paulo (OTSP)

A Oficina Tipográfica São Paulo (OTSP) é uma organização não governamental dedicada à experimentação, pesquisa e desenvolvimento da linguagem e da técnica tipográfica. Inspirada por estúdios de “letterpress” em outros países, ela preserva a essência do ofício do tipógrafo, mantendo viva a memória e aprimorando a linguagem gráfica.

Público-alvo

Interessados em tipografia, designers, artistas gráficos, estudantes, pesquisadores e público em geral

Marcos Mello

Marcos Mello, é professor, artista gráfico e designer, graduado em Artes Plásticas (FAAP), pós-graduado em design gráfico (Belas Artes), mestre em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie) e doutor em História Social (USP). Professor da graduação na ESPM e na Link School of Business. Co-fundador da Oficina Tipográfica São Paulo e do atelier Letterpress Brasil com a produtora e consultora gráfica Patrícia Passos, trabalha para a preservação da memória tipográfica brasileira e realização de projetos culturais e editoriais em parceria com instituições no Brasil e exterior.

Relacionados