Oficina | Sustentabilidade: Tintas naturais
Amanda Silveira Carbone
Sábado, 27/07/2019, das 10h às 12h
Gratuito
25 vagas por ordem de inscrição
*Imagem: divulgação_SIADES_Sistema de Informações Ambientais.
As tintas naturais têm sido utilizadas desde tempos imemoriais. Os primeiros registros são de pinturas pré-históricas feitas com elementos como pó de rochas, terras coloridas, sangue, carvão vegetal, dentre outros.
Foi apenas em 1856 que o primeiro corante sintético foi desenvolvido em laboratório, pelo químico inglês William Perkin. De lá para os tempos atuais, os corantes sintéticos tomaram espaço e têm sido amplamente utilizados.
Resgatar uma parte desse conhecimento milenar é um dos objetivos dessa oficina. Pretende-se também estimular o olhar atento aos elementos naturais e suas cores, a conexão com a natureza, além de mostrar algumas das inúmeras possibilidades que podem surgir da mistura de diferentes elementos. Nesta oficina serão utilizados: terra seca, legumes, vegetais, sementes, etc. buscando incentivar o uso destes materiais, propondo a diminuição dos impactos ambientais advindos de produtos sintéticos. Depois de preparadas as tintas os participantes receberão uma tela e pincéis e poderão executar sua pintura e fazer sua obra de arte.
A oficina de sustentabilidade será desenvolvida pelas educadoras do Instituto SIADES – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável, http://www.institutosiades.org.br/ , parceiros da Fundação Ema Klabin para atividades relacionadas aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Professores, artistas, estudantes de artes plásticas, interessados em geral – crianças acima de 7 anos.
Amanda Silveira Carbone e Ângela Aparecida Napolitano
Amanda Silveira Carbone é mestre e doutora em Ciências, na área de concentração Saúde Ambiental, pela Faculdade de Saúde Pública -USP. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo - 2009, ex-bolsista de treinamento técnico FAPESP - 2011 e ex-bolsista FUNDAP pelo Instituto de Botânica de São Paulo. É pesquisadora da Rede SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas - NapMC/ INCLINE - Interdisciplinary Climate Investigation Center. Atua na área de Ciências Ambientais com os temas: áreas verdes urbanas, serviços ecossistêmicos, capital natural, planejamento e gestão ambiental, mudanças climáticas e indicadores de sustentabilidade.
Ângela Aparecida Napolitano é advogada e consultora ambiental. Especialista em Direito Ambiental - USP e mestre em Ciências Ambientais - PROCAM-USP, linha de pesquisa direito, saúde e áreas contaminadas. É pesquisadora do SIADES – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável.