Daniel Caballero

Oficina
Histórias da terra vermelha

Oficina | Histórias da terra vermelha

Daniel Caballero

Sábado, 20 de maio, das 10h às 12h
Sábado, 27 de maio, das 10h às 12h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

25 vagas por ordem de inscrição

Presencial na Casa Museu Ema Klabin

Imagem: Eu queimando, 2015, bico de pena, Daniel Caballero

Nesta oficina, o artista Daniel Caballero apresenta o trabalho de arte “Cerrado Infinito”, que recria a paisagem campestre pré-colonial da cidade de São Paulo, propondo um recorte sobre a história da extinção desses campos pelo desenvolvimento urbano.

Os participantes farão uma atividade de modelagem com argila, terra vermelha e sementes – que poderão levar após a atividade.

No segundo encontro os participantes farão uma visita guiada pelo artista, na Praça Homero Silva – Praça da Nascente, no bairro da Pompeia, local onde se desenvolve o projeto, para conhecer a paisagem, as espécies de plantas e algumas dicas de cultivo com possíveis coletas de sementes para quem se interessar.

A oficina fará parte das atividades relacionadas ao dia Internacional de Museus de 2023, e tem o objetivo de ampliar o entendimento sobre o bioma cerrado, de outras ecologias, dos processos de destruição e possibilidades regenerativas dos ambientes naturais a partir do projeto “Cerrado Infinito” como índice da paisagem pré-colonial da cidade de São Paulo.

Público-alvo

Pesquisadores, Historiadores,  Público em Geral

Daniel Caballero

Daniel Caballero é artista visual e pesquisador de São Paulo, cidade onde reside e trabalha. Sua relação pessoal com a cidade é o campo de experimentação onde atua como observador ativo. Seu trabalho se manifesta em diversos suportes, abrangendo desenho, instalação, vídeo e ações fora do espaço expositivo institucional, tentando novas formas de engajamento da obra e o espectador. Idealizador do projeto ``Cerrado Infinito``, que ocupa uma praça pública desde 2015, promove ações descolonizantes com a participação de outros artistas e pesquisadores, subvertendo o olhar urbano para o campestre.

Relacionados