Oficina de Escrita Criativa – Escrever a Cidade

Oficina de Escrita Criativa | Escrever a Cidade

Paloma Durante

Segundas-feiras, 19/03/18 até 14/05/2018 (8 encontros, dia 30/04 não haverá oficina), das 14h30 às 17h.

R$ 280,00 à vista. Parcelamento disponível na inscrição (com juros simples cobrado pela Sympla).

15 vagas por ordem de inscrição

A proposta da oficina está em trabalhar a figura do leitor, buscando na prática da leitura um disparador para a criação artística.

Leitura como potência de diálogo e, como brecha entre seres de tempo-espaço distintos, que se encontram em uma página em branco e escrevem juntos.

Tendo como ponto de partida a construção do livro As Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, pretende-se explorar o processo da escrita pautado na vivência e exploração de recortes da cidade de São Paulo, buscando potências poéticas nos espaços e no cotidiano presente da cidade, trazendo para perto dois conceitos: a prática da deriva, e as narrativas de viajantes.

Os encontros terão momentos diferentes: os fechados, para expor as questões trazidas pela oficina e a produção que será feita ao longo dela; e os encontros in loco, com experiências de corpo e recolhimento de material (fotos, anotações, vídeos, conversas, etc.), além do próprio exercício da deriva que será aprofundado ao longo dos encontros. Serão também propostos exercícios experimentais e compartilhamento de uma série de textos e trabalhos de arte que possam dialogar com o processo da escrita.

Paloma Durante

Paloma Durante é artista, nascida em São Paulo. Pesquisa as intersecções entre escrituras e a linguagem performática. Faz parte do GEPLE – Grupo de Estudos Práticos em Linguagem Experimental, com o qual possui duas publicações sobre linguagens experimentais.

Relacionados