Oficina
A Roupa Musealizada: Exposições Possíveis

→ Atividade que integra a exposição Ema e a Moda no século XX

Oficina | A Roupa Musealizada: Exposições Possíveis

Tatiana Bo

Sábado, 18 de setembro, das 14h30 às 16h

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

20 vagas por ordem de inscrição

Imagem: Allure Guy Marineau Condé Nast Inc. via Getty Images, 1999.

A programação da Exposição Ema e a Moda no Século XX deste dia convida o público a refletir sobre a roupa e sua musealização.

Às 11h haverá uma palestra com Manon Salles. Em seguida, às 14h30, o Educativo convida o público a participar da primeira oficina presencial no museu com a pesquisadora Tatiana Bo.

A oficina “A Roupa Musealizada: Exposições Possíveis”, tem como proposta perceber e refletir as diferentes formas de expor uma peça do vestuário dentro de uma exposição, partindo do vestido que fez parte da performance final do desfile nº 13 do estilista Alexander McQueen em 1999.

Como prática, os participantes irão pensar na melhor disposição de um vestuário de Ema Klabin a partir dos espaços presentes no museu-casa tendo como referência a posição do seu corpo no espaço.

 

A exposição Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A. 

A programação cultural integra o projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio da plataforma Benfeitoria e da Sitawi, no âmbito do edital Matchfunding BNDES+ 2020.

Público-alvo

Pessoas interessadas acima de 16 anos

Protocolo de Biossegurança

Oficina Presencial. Atenção para os protocolos de biossegurança:
– Medição de temperatura na entrada;
– Uso obrigatório de máscaras;
– Distanciamento de 2 metros entre as pessoas;
– Higienizar as mãos com álcool 70%, disponível na entrada;
– Lavar as mãos com água e sabão sempre que possível;
– Bebedouros estarão indisponíveis para uso.

Tatiana Bo

Mestre em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-graduada em História da Arte pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e graduada em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Desde 2015 é Coordenadora do Educativo no Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) onde tem desenvolvido discussões e material para as formações das equipes de educadores que atuam nas exposições. Atua na área de arte educação desde 2000 e possui especialização em Fashion Design pelo Istituto Marangoni em Milão. Tem-se dedicado ao estudo de Museus de Arte, Museus de Moda e Arte-Educação.

Relacionados