Oficina
Memória de Roupas – Construção de Roupas em Papel
→ Museu em família
Memória de Roupas – Construção de Roupas em Papel | Museu em família
Beth Ziani
Domingo, 26 de setembro das 15h às 18h
Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor
15 vagas por ordem de inscrição
Imagem: Beth Ziani
O Educativo convida a artista Beth Ziani para participar de sua programação Museu em Família, marcando a volta das oficinas presenciais ao museu.
As roupas marcam épocas, amores, sonhos, desejos…. fazem história.
As roupas representam costumes, escolhas, afetos e marcam ocasiões especiais, como: casamentos, festas, batizados, velórios, tornam-se símbolos de épocas, de amores, de alegrias, de tristezas e de desejos.
Recriar a memória particular de roupas possibilita entrar na magia do tempo e trazer de volta ao coração emoções e sentimentos esquecidos no passado.
O projeto Memória de Roupas-Construção de Roupas em Papel tem como objetivo atualizar a memória afetiva dos participantes e estimular a recriação de figurinos que marcaram fases de suas vidas. A partir de relatos, buscaremos contextualizar épocas, ambientes e pessoas envolvidas na situação descrita pelo participante.
As roupas serão reconstituídas em miniaturas (aproximadamente 70 cm) e a modelagem será em papel craft e crepon. Como resultado, teremos os modelos recriados, croquis de cada roupa e, se possível, o registro escrito de histórias por eles vividas através das roupas modeladas.
A ação contará com todos os protocolos de biossegurança.
A exposição Ema e a moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A.
A programação cultural integra o projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio da plataforma Benfeitoria e da Sitawi, no âmbito do edital Matchfunding BNDES+ 2020.
Interessados acima de 16 anos
Oficina Presencial. Atenção para os protocolos de biossegurança:
– Medição de temperatura na entrada;
– Uso obrigatório de máscaras;
– Distanciamento de 2 metros entre as pessoas;
– Higienizar as mãos com álcool 70%, disponível na entrada;
– Lavar as mãos com água e sabão sempre que possível;
– Bebedouros estarão indisponíveis para uso.
Beth Ziani
Beth Ziani é artista e doutora em literatura, com uma larga experiência na relação entre literatura e outras artes, especialmente o bordado. Há vinte anos, desenvolve projetos no sertão de Minas Gerais em cidades do Circuito Literário Guimarães . Participa do grupo de bordado Teia de Aranha, desde 2001. Curadora e coordenadora de projetos e exposições: Memória viva do sertão; Literatura Viva; Brasil Fio a Fio - uma viagem pelo bordado Brasileiro. Manto do Vaqueiro- bordado itinerante. Dirigiu o documentário - Conto o que vi, o que não vi, não conto.