Cofres de amor

Cofres de amor dos séculos XIV e XV
Narrativas a partir da materialidade e dos gestos

→ Ciclo de palestras “Mulher e seus saberes”

Ciclo de palestras ``Mulher e seus saberes`` - Cofres de amor dos séculos XIV e XV: narrativas a partir da materialidade e dos gestos

Flavia Galli Tatsch

Sábado, 16/06/2018 das 11:00 às 13:00

Gratuito

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem:  Cofre de noivado – Baldassare degli Embriachi, Itália, Séc. XV. 1400 – 1425 (fotografia Henrique Luz)

Este encontro pretende apresentar como os “cofres de amor” possuem histórias que vão além da função material.

Nos séculos XIV e XV, oficinas em Paris e Veneza produziram caixas entalhadas em marfim e osso que vinham ofertadas pelos homens às suas damas ou futuras esposas. Essas caixas, que podemos denominar de “cofres de amor”, eram muito mais do que um espaço para guardar e ordenar objetos pessoais.

As cenas que nelas vinham entalhadas traziam cenas de episódios oriundos da cultura cortesã e dos mitos clássicos, sempre ligados ao amor. Neste encontro, veremos como a materialidade desses objetos esteve intimamente ligada com a visualidade e a narrativa das histórias e como se dava a interação entre o cofre de amor e sua observadora, levando em consideração seus gestos e corpo.

Flavia Galli Tatsch

Flavia Galli Tatsch é doutora em História pela UNICAMP e professora do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Tem como os principais temas de pesquisa: história e imagens, história da arte medieval, cultura visual, transferências e circulações artísticas.

Relacionados