Martha Galdos

Martha Galdos

→ Mostra Lei Aldir Blanc

Mostra Lei Aldir Blanc | Martha Galdos

Sexta-feira, 23/04/2021 às 19h

Gratuito

Pelo YouTube

*Imagem: Mônica Bento e Jorge

Martha Galdos apresenta Colores em edição especial com participação de Dante Ozzetti pela Mostra Lei Aldir Blanc no YouTube da Casa Museu Ema Klabin no dia 23 de abril às 19h.

Com voz doce e forte presença de palco, a cantora e compositora peruana oferece aos internautas do Brasil e do mundo uma rara oportunidade de transitar pela música latina contemporânea, com generosas pitadas de jazz, world music e, claro, música brasileira raiz.

O show COLORES , que faz parte de uma série de apresentações e está sendo transmitido pela Internet, tem o apoio da Casa Museu Ema Klabin que terá o prazer de apresentar o espetáculo com participação especial de Dante Ozzetti.

Após uma bem-sucedida estreia no SESC 24 de maio em 2020, com participação especial da percussionista Simone Sou e da cantora amapaense Patrícia Bastos, e sob a direção do premiado músico paulistano Dante Ozzetti, a série de shows online, viabilizada pelo edital de incentivo à cultura através da Lei Aldir Blanc, proporciona aos internautas uma viagem por um repertório eclético que reúne músicas autorais e composições consagradas, com releituras cheias de personalidade, como a versão de El Condor Pasa, declarada Patrimônio cultural da Nação, no Peru.

A parceria com Dante Ozzetti é um dos pontos fortes do show. O compositor e arranjador participará desta calorosa apresentação, que também incluem faixas do primeiro disco da cantora, Respiraré (2016), produzido pelo pianista e arranjador peruano Pepe Céspedes (Susana Baca), e Leonardo “Gigio” Parodi, aclamado pela crítica brasileira e latino-americana.

Segundo o jornalista e biógrafo Júlio Maria (Estado de São Paulo), “Martha faz do palco a sala de casa e do repertório de seu álbum ‘Respiraré’, a própria biografia. Do Brasil, anda em campo minado ao pensar em uma versão para ‘Upa Neguinho’, definitiva na voz de Elis Regina, mostrando a que veio. A divisão rítmica que tira a canção de seu lugar mais confortável e que faz valer a releitura é a de um típico festejo peruano. “

O contato com a música veio de casa, ao lado do pai, da mãe e da irmã, todos cantores. Com a vocação natural reforçada por aulas de canto, artes cênicas e clown, Martha ganhou o mundo e se apresentou em diferentes países, incluindo Peru, Brasil, Panamá e China. Participou de shows ao lado de nomes como Luís Represas (Portugal), Richard Barshay (percussionista de Esperanza Spalding, Estados Unidos), além dos brasileiros Dante Ozzetti, Patrícia Bastos, Simone Sou e Renato Braz.

O show é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ProAC, Governo Federal e a Lei Aldir Blanc.

Repertório
  • 2 febrero
  • Amar sentir gozar
  • Duerme negrito
  • Samba da utopia
  • Alma canta
  • Mujer hilandera
  • Causou
  • Achou!
  • Aya T’ika

Martha Galdos

Com uma voz doce e presença de palco expressiva, Martha Galdos é uma cantora e compositora peruana poliglota que mora no Brasil. Ela reinterpreta e funde ritmos sul-americanos com diferentes aspectos do jazz e da world music. A viagem inclui ritmos do Peru como landó, panalivio, tondero, festejo, huayno e cumbia. Filha do pintor e cantor Enrique Galdos Rivas ``El Mago del Color``, quem tem inspirado Martha na busca pela conexão vital com seus antepassados e o despertar da consciência. Com melodias e ritmos que fazem uma alusão ao Rio Amazonas presente nos dois países. A cantora canta para a Pachamama (Mãe Terra na língua originária quéchua), traduz a natureza e se conecta com o sagrado feminino do nosso mundo. Martha também tem um aspecto lúdico, herdado de seu papel de clown que conseguiu despertar na platéia um deleite pelo seu posicionamento artístico, que possui várias nuances, sotaques e cores. Em 2016, participou no Festival de Jazz de Panamá, e lançou o primeiro álbum ``Respiraré``, produzido pelo pianista e arranjador peruano Pepe Céspedes (Susana Baca), e Leonardo ``Gigio`` Parodi. Martha dividiu o palco com artistas do Brasil (Patrícia Bastos, Simone Sou, Renato Braz, Jonathan Silva), Portugal (Luís Represas), Estados Unidos (Richard Barshay - percussionista de Esperanza Spalding). Atualmente ela investiga uma nova sonoridade para o próximo álbum junto com o produtor, compositor e arranjador brasileiro, Dante Ozzetti, e conhecido pela sua pesquisa com ritmos amazônicos (Patrícia Bastos) e MPB/Jazz (Ceumar, Chico César, Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Zizi Possi, Luiz Tatit, Ná Ozzetti, João Bosco, etc.)

Dante Ozzetti

Dante Ozzetti é compositor, guitarrista, arranjador e produtor musical. Figura da vanguarda paulistana. Em sua carreira, estão os maiores prêmios da música brasileira: Prêmio da Música Brasileira 2014, Prêmio Sharp, Nominado ao Grammy Latino, Prêmio VISA, entre outros. Dante regularmente compõe com Luiz Tatit, Chico César, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Alzira Espindola, Zé Miguel Wisnik, Joãozinho Gomes, entre outros. Ele trabalha com nomes importantes no cenário brasileiro contemporâneo, como Ná Ozzetti, Ceumar, Patricia Bastos, Regina Machado, entre outros. Alguns dos seus álbums são: Canto para Aldebarã (2014), da cantora e compositora Thamires Tannous que ingressou no Prêmio Grão de Música no ano seguinte. Batom Bacaba (2014) da cantora amapaense Patrícia Bastos com patrocínio da Natura Musical. Zulusa (2013) da Patrícia Bastos, cantora do Amapá, com este CD ganhou o Prêmio da Música Brasileira como o melhor álbum da categoria regional. Embalar (2013) da cantora Ná Ozzetti, que ganhou o Prêmio Governador do Estado.

Juan Humberto Manrique

Formado em Guitarra MPB Jazz no Conservatório Dramático Musical de Tatuí e em Licenciatura em Musica na Universidade Metropolitana de Santos. Compositor, arranjador e pesquisador de ritmos africanos como semba-kutzukata (com a agrupação angolana Puppa Kanda) e afro-americanos como reggae, panalivios, afoxés, Bumba meu Boi, maculelê, entre outros. Diretor musical do primeiro CD “Misicigenado” do El ProYecto, trio com influências musicais do jazz, MPB, hip hop e funk. Tem se apresentando em vários palcos, dentre eles Sesc Palco Cultural e Festival Latino Americano e Africano de Arte e Cultura (Brasília).

Marcus Henrique Simon

Baterista, percussionista e professor, é licenciado em Música pela Faculdade Paulista de Artes, formado em Bateria pela Faculdade Souza Lima & Berklee e pela EMESP Tom Jobim. Estudou também no Conservatório Musical de Tatuí, SP. Tem se apresentado em diversas cidades do país como percussionista e baterista com grupos e artistas dos mais variados estilos, como Xaxado Novo, Mawaca, Cangarussu, Projeto Bhakti, Magnífica Orchestra Paulistana de Músicas do Mundo, Gabriel Levy, Bloco de Pífanos de São Paulo, Orquestra Mudana Refugi e com a cantora Fortuna no espetáculo infantil “Tchiribim Tchiribom”. Tocou em diferentes projetos em países como Senegal, Suécia, Inglaterra, Espanha e Cuba. Já tocou ao lado de artistas como: Ricardo Herz, Mariana Aydar, Hamilton de Holanda, Banda de Pífanos de Caruaru, Badi Assad, Grupo Mawaca, Laércio de Freitas, Letierres Leite, Marku Ribas, Toninho Carrasqueira, Renata Rosa, Carlinhos Antunes, Chico Saraiva, Hector Costita e Tião Carvalho. Atua também como terapeuta de som, utilizando instrumentos sonoros como o Handpan, em atendimentos individuais e em grupo.

Gustavo Martinez

Gustavo Martinez é músico profissional e atua como baixista em diferentes bandas latinas na cidade de São Paulo, além de dar aulas online e presenciais, e realizar gravações profissionais desde seu ‘home studio’. Nasceu na Colômbia e desde 2016 mora no Brasil, período no qual tem conseguido trabalhar com diferentes grupos de música instrumental, assim como acompanhar diferentes cantores de vários estilos de música como salsa, latin jazz, MPB, bossa nova, música peruana, jazz, pop, rock, música italiana, reggae, reggaeton. Na atualidade faz parte das agrupações Batanga & Cia, La Caravana, Mapuê e tem trabalhado com a maioria das bandas de salsa de São Paulo. Além disso, está realizando uma série de shows online com a cantora peruana Martha Galdos.

Relacionados

Orquestra Mundana REFUGI

Ricardo Baldacci Trio

Liv Moraes