Grupo de Danças Folclóricas Lituanas “Rambynas”
→ Labas! Festival da Lituânia
Labas! Festival da Lituânia | Grupo de Danças Folclóricas Lituanas ``Rambynas``
Sábado e domingo, 26/05/2018 e 27/05/2018, das 16:30 às 17:30
Gratuito
Vagas ilimitadas
*Imagem: Roberto Petroff
Fundado em 1998, o grupo Rambynas tem como objetivo resgatar, manter e divulgar a cultura lituana através das danças.
Rambynas entende que diante da globalização, é essencialmente importante preservar aquilo que é próprio de um povo para que ele não perca a sua identidade.
Seus ensaios acontecem todos os domingos na Sąjunga – Aliança Lituano-Brasileira, no bairro da Mooca em São Paulo. O grupo “Rambynas” já esteve três vezes na Lituânia participando do Festival Internacional de Música e Dança e em 2012 participou do Festival na cidade de Boston, EUA.
Em julho, o Grupo voltará para a Lituânia e participará das comemorações do Centenário da Restauração do Estado Lituano. O grupo é coordenado por Sandra C. Mikalauskas Petroff.
- Joninių burtai: “Brincadeiras de São João”
Noite de São João: a mais longa do ano. Tempo de transformação em que as forças da escuridão revelavam sua atividade nas histórias sobre bruxas. Mas era em rodas, que lembravam o sol (força da luz), que as pessoas se protegiam dessas bruxas assustadoras.
Também de acordo com as tradições, é nessa noite que as moças devem trançar guirlandas de flores para fazer adivinhas sobre o futuro: com quem se casarão, em quanto tempo e assim por diante. Ainda hoje, pessoas de todas as idades gostam de brincar em volta das fogueiras. - Galalių gegužinėj: “No finalzinho das festas de maio”
Dança muito popular, alegre e divertida. Muito dançada nas festas de maio. - Gumbinė
Tipo de dança circular muito popular na cidade de Gumbinė, onde até o início do século XX viveram os prussos lituanos. A característica principal desta dança é a constante movimentação e os pequenos saltos efetuados pelos dançarinos que nos remetem à andança das pessoas pelos bosques e florestas pantanosas daquela região. - Eisim, sesutės! “Vamos irmãzinhas!”
A colheita do linho anunciava a iminente chegada do inverno e com ele, o tempo das moças tecerem seus enxovais. Esta dança retrata a força, a alegria e a suavidade da mulher lituana na colheita do linho. - Šelmių polka
Esta polca é uma homenagem do coreógrafo Edmundas Verpetinskas ao Grupo de Danças “Šelmiai” por ele coordenado na cidade lituana de
Radviliškis. - Iki paryčių: “Até de madrugada”
Uma polca rápida com passos bem animados para dançar até de madrugada.
- Joninių burtai: “Brincadeiras de São João”
Noite de São João: a mais longa do ano. Tempo de transformação em que as forças da escuridão revelavam sua atividade nas histórias de bruxas. Mas era em rodas, que lembravam o sol (força da luz), que as pessoas se protegiam desses seres assustadores.
Também de acordo com as tradições, é nessa noite que as moças devem trançar guirlandas de flores para fazer advinhas sobre o futuro: com quem se casarão, em quanto tempo e assim por diante. Ainda hoje, pessoas de todas as idades gostam de brincar em volta das fogueiras. - Galalių gegužinėj: “No finalzinho das festas de maio”
Dança muito popular, alegre e divertida. Muito dançada nas festas de maio. - Trijula: “Trio”
Grande parte das danças populares tem versos cantados. Isso demonstra que elas surgiram a partir de jogos, brincadeiras. Trijūla é uma dança de entretenimento em que os jovens exibem suas habilidades. - Šelmių polka
Esta polca é uma homenagem do coreógrafo Edmundas Verpetinskas ao Grupo de Danças “Šelmiai” por ele coordenado na cidade lituana de Radviliškis. - Šiaudai be grudų: “Palha sem os grãos”
Um tipo de polca muito alegre, cujo tema foi ditado por uma canção folclórica de mesmo nome. Na canção, um rapaz se lamenta porque a moça não foi ao encontro. A dança apresenta uma solução divertida ao que seria um desencontro. - Iki paryčių: Até de madrugada
Uma polca rápida com passos bem animados para dançar até de madrugada.