Rambynas

Grupo de Danças Folclóricas Lituanas “Rambynas”

→ Labas! Festival da Lituânia

Labas! Festival da Lituânia | Grupo de Danças Folclóricas Lituanas ``Rambynas``

Sábado e domingo, 26/05/2018 e 27/05/2018, das 16:30 às 17:30

Gratuito

Vagas ilimitadas

*Imagem: Roberto Petroff

Fundado em 1998, o grupo Rambynas tem como objetivo resgatar, manter e divulgar a cultura lituana através das danças.

Rambynas entende que diante da globalização, é essencialmente importante preservar aquilo que é próprio de um povo para que ele não perca a sua identidade.

Seus ensaios acontecem todos os domingos na Sąjunga – Aliança Lituano-Brasileira, no bairro da Mooca em São Paulo. O grupo “Rambynas” já esteve três vezes na Lituânia participando do Festival Internacional de Música e Dança e em 2012 participou do Festival na cidade de Boston, EUA.

Em julho, o Grupo voltará para a Lituânia e participará das comemorações do Centenário da Restauração do Estado Lituano. O grupo é coordenado por Sandra C. Mikalauskas Petroff.

Dia 26/05/18 – Danças (duração aproximada de 20 minutos):
  • Joninių burtai: “Brincadeiras de São João”
    Noite de São João: a mais longa do ano. Tempo de transformação em que as forças da escuridão revelavam sua atividade nas histórias sobre bruxas. Mas era em rodas, que lembravam o sol (força da luz), que as pessoas se protegiam dessas bruxas assustadoras.
    Também de acordo com as tradições, é nessa noite que as moças devem trançar guirlandas de flores para fazer adivinhas sobre o futuro: com quem se casarão, em quanto tempo e assim por diante. Ainda hoje, pessoas de todas as idades gostam de brincar em volta das fogueiras.
  • Galalių gegužinėj: “No finalzinho das festas de maio”
    Dança muito popular, alegre e divertida. Muito dançada nas festas de maio.
  • Gumbinė
    Tipo de dança circular muito popular na cidade de Gumbinė, onde até o início do século XX viveram os prussos lituanos. A característica principal desta dança é a constante movimentação e os pequenos saltos efetuados pelos dançarinos que nos remetem à andança das pessoas pelos bosques e florestas pantanosas daquela região.
  • Eisim, sesutės! “Vamos irmãzinhas!”
    A colheita do linho anunciava a iminente chegada do inverno e com ele, o tempo das moças tecerem seus enxovais. Esta dança retrata a força, a alegria e a suavidade da mulher lituana na colheita do linho.
  • Šelmių polka
    Esta polca é uma homenagem do coreógrafo Edmundas Verpetinskas ao Grupo de Danças “Šelmiai” por ele coordenado na cidade lituana de
    Radviliškis.
  • Iki paryčių: “Até de madrugada”
    Uma polca rápida com passos bem animados para dançar até de madrugada.

Dia 27/05/18 – Danças (duração aproximada de 20 minutos):
  • Joninių burtai: “Brincadeiras de São João”
    Noite de São João: a mais longa do ano. Tempo de transformação em que as forças da escuridão revelavam sua atividade nas histórias de bruxas. Mas era em rodas, que lembravam o sol (força da luz), que as pessoas se protegiam desses seres assustadores.
    Também de acordo com as tradições, é nessa noite que as moças devem trançar guirlandas de flores para fazer advinhas sobre o futuro: com quem se casarão, em quanto tempo e assim por diante. Ainda hoje, pessoas de todas as idades gostam de brincar em volta das fogueiras.
  • Galalių gegužinėj: “No finalzinho das festas de maio”
    Dança muito popular, alegre e divertida. Muito dançada nas festas de maio.
  • Trijula: “Trio”
    Grande parte das danças populares tem versos cantados. Isso demonstra que elas surgiram a partir de jogos, brincadeiras. Trijūla é uma dança de entretenimento em que os jovens exibem suas habilidades.
  • Šelmių polka
    Esta polca é uma homenagem do coreógrafo Edmundas Verpetinskas ao Grupo de Danças “Šelmiai” por ele coordenado na cidade lituana de Radviliškis.
  • Šiaudai be grudų: “Palha sem os grãos”
    Um tipo de polca muito alegre, cujo tema foi ditado por uma canção folclórica de mesmo nome. Na canção, um rapaz se lamenta porque a moça não foi ao encontro. A dança apresenta uma solução divertida ao que seria um desencontro.
  • Iki paryčių: Até de madrugada
    Uma polca rápida com passos bem animados para dançar até de madrugada.

Relacionados