Kleztival | 9º Kleztival: Festival internacional de Música Judaica
Sábado, 20/10/2018 das 16:30 às 18:00
gratuito
170 vagas por ordem de chegada
*Imagem: Divulgação
Com realização do Instituto de Música Judaica, o espetáculo de abertura do Festival acontecerá na Fundação Ema Klabin com apresentação da cantautora argentina Alejandra Czarny e do grupo Lehakat Beth-El.
Em sua nona edição, o festival deste ano foca na tendência globalizada, identificada não somente na música judaica, mas também na música étnica em geral, de fundir temas tradicionais com harmonias, ritmos e instrumentações totalmente diferentes. O resultado produzido é surpreendente e renovado, marcado por contrastes inusitados, como por exemplo, o uso de um berimbau numa canção yiddish ou a junção de ritmos caribenhos com escalas e modos judaicos.
Alejandra Czarny
Cantautora, musicoterapeuta e professora argentina, Alejandra Czarny, reside nos Estados Unidos desde 2002. Tem dois álbuns gravados com canções em Yiddish, “Bajo las blancas estrellas” (1996) e “Lider vegn líder/ Canciones sobre canciones” (2001) que conta também com canções autorais. Alejandra já percorreu Argentina, América Latina, Estados Unidos e Europa, interpretando este repertório tanto com seu violão, como também acompanhada por diferentes e talentosos músicos.
En 2017 gravou seu último C.D., “Viene siendo tiempo”, com suas própias canções en español. Atualmente é a Diretora Musical do Temple Sinai em Hollywood, Florida (USA), tarefa que alterna com shows públicos e privados e também com a condução de grupos vocais.
Lehakat Beth-El
A Lehakat Beth-El/SP é formada por Daniel Szafran (teclado e acordeon), Sabrina Shalom (voz), Geórgia Besen (voz) e Márcio Besen (voz). São eles que conduzem a música da nova Sinagoga Beth-El de São Paulo, onde também contam com as participações especiais de Pedro Della Rolle (violino), Ubaldo Versolato (flauta e clarinete) e da cantora Fortuna.