Oficina fotográfica

Poéticas da restrição

→ Procedimentos e estratégias para produção de imagens em tempos de confinamento

Curso | Poéticas da restrição: Procedimentos e estratégias para produção de imagens em tempos de confinamento

Inês Bonduki e Wladimir Fontes

Terças-feiras: 13, 20, 27 de outubro; 03, 10, 17, 24 de novembro e 01 de dezembro
das 19h às 21h

R$ 400,00

15 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Wladimir Fontes

Esta oficina fotográfica busca refletir sobre a fotografia no atual contexto de isolamento social em aulas expositivas e propositivas.

“Caso seu cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele, reclame de si mesmo, diga para si mesmo que não é poeta o suficiente para evocar suas riquezas (…)”
Rainer Maria Rilke, “Cartas a Um Jovem Poeta”

A partir da condição de constrição espacial individual e ao mesmo tempo coletiva, com a qual nos deparamos desde o início do ano de 2020, esta oficina fotográfica  foi idealizada. Nos encontros virtuais, serão discutidas e trabalhadas algumas práticas, procedimentos e estratégias de produção, reflexão e compartilhamento de imagens no atual contexto de isolamento social.

A proposta está em articular aulas expositivas nas quais serão apresentados trabalhos de autoras e autores que desenvolveram parte de sua produção em situações de confinamento, isolamento, cativeiro, internação, e outras condições similares e aulas propositivas em que serão realizadas propostas de produção e discussão de imagens fotográficas ou videográficas.

Pensando em um diálogo visual, será criada uma dinâmica na qual dois participantes produzirão e trocarão imagens físicas entre si ao longo do curso, constituindo assim um espaço de construção, descoberta e/ou ficcionalização do outro através das pistas visuais enviadas. Nos procedimentos de cada proposição, serão trabalhados aspectos abordados durante as aulas expositivas, explorando por exemplo percursos virtuais e incursões em arquivos fotográficos pessoais, os quais se somarão ao longo do curso constituindo um único resultado final, uma narrativa imaginada sobre o outro – parcialmente real, parcialmente ficcional.

Equipamento e material:
• computador com software ZOOM instalado e software Bridge (se possível)
• câmera fotográfica digital ou celular com câmera
• disponibilidade para imprimir digitalmente entre 30 a 90 imagens, com medidas aproximadas de 10 cm x 15 cm. As despesas dessas impressões, mais o frete, serão de cada participante.

Público-alvo

Fotógrafos, artistas visuais, arquitetos, designers e estudantes/profissionais de áreas relacionadas ou interessados em geral que tenham uma aproximação com a prática fotográfica.

Inês Bonduki

Fotógrafa, artista e pesquisadora em artes e cultura visual. É doutoranda em Artes Visuais pela ECA-USP, e arquiteta pela FAU-USP. Foi editora de fotografia da Revista São Paulo (2012-13), e fotógrafa colaboradora até 2017. Foi professora na pós-graduação em imagem do Madalena CEI (2016-2017) e em Instituições Culturais. Seu livro “Linha Vermelha” foi contemplado com os prêmios Conrado Wessel (2015) e Foto em Pauta (2016).

Wladimir Fontes

Artista visual, trabalha com fotografias, desenho, gravura em metal e madeira. Lecionou no Bacharelado de Fotografia do Senac de 2000 a 2018; foi Professor de Mídia no Instituto de Artes da Unesp de 2015 a 2017. Pós doutorado no Instituto de Artes da Unesp em 2019, Doutor e mestre em Artes Visuais pela ECA-USP, com pesquisas voltadas ao projeto fotográfico em livro.

Relacionados