Espetáculo
Histórias da mata calada com Núcleo Encarnadas

Espetáculo | Histórias da mata calada

Núcleo Encarnadas

sáb, 9 ago 2025
15h

gratuito, com sugestão de contribuição voluntária

100 vagas por ordem de chegada

tradução e interpretação em libras

Imagem: Maria Alencar e Luane Sato, do Núcleo Encarnadas. Foto: Natalia César/ Divulgação

Duas contadoras de histórias se unem para resolver um problema: uma coceira na cabeça que não passa. Será que é piolho?

A partir de um momento tão afetivo e comum na infância, o de catar piolhos, começam a contar histórias que já ouviram sobre a figura da Mãe da Mata, Comadre Fulôzinha, Caipora, entre tantos outros nomes dessa cabocla encantada. Começam a tentar decifrar sua imagem por meio dessas narrativas, conectando com histórias que as mães e avós da família contavam.

O espetáculo traz à tona uma série de debates emergentes nos dias atuais – como o desmatamento, a preservação da vida, a transmissão de memória oral – a partir de personagens da cultura popular brasileira, e claro, diversão e fomento à imaginação de crianças e adultos.

Público-alvo

Público em geral e infanto-juvenil

Núcleo Encarnadas

Fundado em 2016, o Núcleo Encarnadas reúne artistas de diversas linguagens — música, dança, teatro e arte têxtil — em um espaço de criação coletivo e interdisciplinar. Nascido na Zona Leste de São Paulo, no bairro de São Mateus, o Núcleo estabeleceu uma profunda conexão com o território a partir da trajetória migratória e afetiva de sua fundadora. No seu repertório tem espetáculo teatral, performances, instalações têxteis e contações de histórias. Com enfoque no diálogo entre corpo, memória e território, Encarnadas se propõe como espaço de expressão artística com narrativas políticas e poéticas.