Casa de Farinha - Raphael Queiroz

Cia. Casa de Farinha apresenta: A Sombra e a Sombrinha

Programação de carnaval | Cia. Casa de Farinha apresenta: A Sombra e a Sombrinha

sáb, 24 fev 2024
às 15h

gratuito

170 vagas por ordem de chegada

*Imagem: Raphael Queiroz.

No mês do carnaval, o público poderá apreciar, aprender e dançar com a Cia. Casa de Farinha que irá apresentar o espetáculo A Sombra e a Sombrinha.

O espetáculo celebra a história do frevo desde os tempos das ruas de Recife e Olinda até os dias atuais. Integrando versos, gingados, mamulengos, cordéis e cirandas, a Casa Museu convida o público a participar do ritmo e da dança do frevo.

Criada em março de 2023, a Cia. Casa de Farinha destaca-se como um grupo cultural versátil liderado por Mestre Fofão (Jorge Luciano da Silva), educador e multiartista com vasta experiência. A Cia. Casa de Farinha atua com artistas, educadores e brincantes, utilizando a linguagem do teatro de rua, com brincadeiras, cordéis e mamulengos. Participam, junto com o Mestre Fofão, Rodrigo Cristalino na sanfona e Robson Petezera na percussão.

Jorge Luciano da Silva, conhecido como “Jorge Fofão”, é dançarino, educador social, percussionista popular e artista popular (brincante), pesquisador do Frevo e Capoeira, que teve em sua trajetória grandes mestres da cultura brasileira. Atua como professor de dança popular e capoeira na Oca Escola Cultural, como brincante/professor de Maracatu na Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, com experiência em diversos projetos sociais, ruas e praças.

Robson Pereira Teixeira, conhecido como Petezera é multiartista, arte-educador, pesquisador, brincante e produtor. Fundador da Zera Produções e do Coletivo 231. Já dividiu o palco com artistas e mestres renomados, como, Mestra Ana Lúcia, Salloma Salomão, Mestre Nico, Siba Veloso, Maurício Badé, Mazinho Lima, Éder o Rocha. Tendo participado de diversos festivais pelo estado de São Paulo. Atualmente colabora nos projetos: Cia. Casa de Farinha, Coletivo 231, Duas Beiras, Banda Henrique Menezes e os Alabês e Jabá Charanga.

Rodrigo Cristalino Bezerra da Silva é multiartista com 20 anos de carreira, brincante, cordelista e educador de Cultura Popular e Regional. Atualmente trabalha como artista nos Grupos: Casa de Farinha, Coco da Batata, Cupuaçu de Danças Brasileiras, Vira e Mexe, cabaçarte e Labrincaderia, atua também como Oficineiro especialista em Cultura Popular e de tradição.

Relacionados